CHEFE do Estado-Maior do Exército defende voto consciente: 'O mais legítimo instrumento da democracia'

ele lembrou que os novos generais logo estarão empenhados em um "momento especial para a nação brasileira: as próximas eleições".

CHEFE do Estado-Maior do Exército defende voto consciente: 'O mais legítimo instrumento da democracia'
BRASÍLIA - General Valério Stumpf publicou mensagem para oficiais-generais recém promovidos. Ele reforçou o apoio do Exército à Justiça Eleitoral no transporte de urnas, na segurança dos locais de votação, e citou a parceria na comissão de transparência. O chefe do Estado-Maior do Exército, general Valério Stumpf, defendeu em mensagem a colegas o voto consciente nas eleições de outubro. Ele lembrou que o voto é o mais "legítimo e poderoso" instrumento da democracia.

Stumpf escreveu a mensagem por ocasião da promoção de oficiais-generais. O texto foi publicado no site do Exército. Após cumprimentar os recém promovidos e listar desafios da carreira, ele lembrou que os novos generais logo estarão empenhados em um "momento especial para a nação brasileira: as próximas eleições".

Nesse ponto do texto, Stumpf ressaltou que o Exército, como em todas as eleições, vai apoiar a Justiça Eleitoral no transporte de urnas eletrônicas e na segurança dos locais de votação.

O general também citou que, neste ano, as Forças Armadas integram, a convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Comissão de Transparência, "com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso processo eleitoral".

"Em breve, o Exército e, por certo, os novos generais estarão empenhados em um momento especial para a nação brasileira: as próximas eleições. Faremos, como sempre, em apoio à Justiça Eleitoral, o transporte de urnas e a segurança dos locais de votação em muitos rincões de nosso país. Técnicos das Forças Armadas estão, este ano, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral, atuando na Comissão de Transparência das eleições, com o objetivo de fortalecer ainda mais nosso processo eleitoral", afirmou o general.

Na mensagem, Stumpf defendeu que o voto consciente é um meio de promover o desenvolvimento social e econômico do país.

"Todos nós, brasileiros, teremos em nossas mãos o mais poderoso e legítimo instrumento da democracia - o voto - para decidirmos os destinos de nosso Brasil. Vamos usá-lo de forma consciente para que juntos possamos avançar no desenvolvimento social e econômico do país".

Ele ressaltou que os militares fazem parte da "sociedade que queremos proteger" e que todos os brasileiros se "perfilam diante da mesma bandeira".

Stumpf não mencionou, na mensagem, as suspeitas já desmentidas e sem provas que o presidente Jair Bolsonaro tem levantado, nos últimos meses, contra as urnas eletrônicas. O presidente chegou a defender uma apuração paralela de votos feita pelas Forças Armadas, fato que Stumpf também não citou.

Após o trecho da mensagem em que fala sobre as eleições, Stumpf volta a cumprimentar os novos generais. "Mas, senhores, hoje o momento é festivo. Voltem a esses temas amanhã", afirmou o chefe do Estado-Maior.