TV Encontros das Águas expande sinal e cobrirá todo o Amazonas

Avanço da emissora pública do Amazonas em cooperação com a EBC vai fortalecer a educação à distância.

TV Encontros das Águas expande sinal e cobrirá todo o Amazonas

MANAUS - Emissora pública de radiodifusão do Amazonas, a Rádio e TV Encontro das Águas vai chegar a 100% do território estadual, levando programação educativa, infantil e conteúdo cultural e jornalístico para a população nos 62 municípios amazonenses. A expansão do sinal está sendo viabilizada pelo governo do Estado via cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com investimentos do programa federal Digitaliza Brasil, o Sistema Encontro das Águas vai fazer a operação e instalação de 31 retransmissoras de rádio e televisão no interior do estado e outros 31 canais. Esse acordo de cooperação objetiva o desenvolvimento de ações conjuntas visando a implantação, operação e retransmissão de serviços de radiodifusão de sons e imagens para expansão do sinal da TV Brasil.

A formalização do acordo foi feita pelo diretor-presidente da EBC, Glen Lopes Valente, da Secretária Executiva do Ministério das Comunicação e membro do Conselho da EBC, Maria Estella Dantas Antonichelli, e do presidente do Sistema de Comunicação Pública do Amazonas, Oswaldo Lopes.

"Essa soma de esforços para aumentar o alcance da região amazônica é um negócio inédito. Acho que essa parceria elimina um monte de narrativas e começa a trazer informação correta do que acontece na Amazônia para o Brasil inteiro", afirma o diretor-presidente da EBC, Glen Lopes.

Com o Digitaliza Brasil, o Ministério das Comunicações visa expandir o serviço de tv digital para os municípios que ainda não concluíram a migração do sistema analógico. O programa vai distribuir conversores à população e instalar equipamentos de transmissão para digitalização das emissoras de televisão.

O projeto de interiorização da rádio e TV Encontro das Águas foi dividido em três fases. A primeira já está 50% realizada e consistiu na instalação de retransmissoras em 10 dos 20 municípios contemplados. Hoje, além da capital, mais de 584 mil amazonenses têm acesso ao conteúdo da TV e da Rádio Encontro das Águas e ao ensino a distância do Aula Em Casa nos canais 2.2, 2.3, e 2.4. A segunda fase do projeto, já autorizada pelo estado para os municípios restantes, totalizando 31 retransmissoras.

Na terceira fase de expansão, o acordo de cooperação beneficiará outros 31 municípios amazonenses: Amaturá, Anori, Atalaia do Norte, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Canutama, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manicoré, Maraã, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Uarini, Urucará, Urucurituba, Japurá Tapauá e Tonantins.

A cobertura da Comunicação Pública do Amazonas nos 62 municípios é fará chegar a 4,2 milhões de amazonenses jornalismo de qualidade de prestação de serviço público, com conteúdo produzido por profissionais qualificados, garante a direção da TV.