Simone Tebet e Vera Lúcia registram no TSE candidaturas à Presidência da República


Simone Tebet e Vera Lúcia registram no TSE candidaturas à Presidência da República
Candidatas do MDB e do PSTU formalizaram o pedido de registro neste sábado (6). Presidenciáveis têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas aprovadas nas convenções partidárias. Conheça as regras e as principais datas do calendário eleitoral de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu neste sábado (6) os pedidos formais de registro das candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) à Presidência da República.

O pedido de registro no TSE é o último passo para a oficialização de uma candidatura. Com a apresentação do registro, a Receita Federal fica apta a fornecer um número de CNPJ às chapas, que poderão arrecadar recursos e pagar despesas necessárias à campanha eleitoral.

Nos próximos dias, o TSE deve publicar um edital para que interessados sugiram, em até cinco dias, a impugnação dos pedidos de registro. Qualquer candidato, partido político, federação, coligação ou o Ministério Público pode impugnar o pedido de registro de candidatura.

O prazo para o protocolo das candidaturas vai até 15 de agosto. A Corte Eleitoral terá até o dia 12 de setembro para julgar definitivamente os pedidos de registro e eventuais recursos. O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para o dia 2 de outubro.

Os pedidos de registros foram feitos um dia após se encerrar o prazo para realização das convenções nas quais os partidos escolheram seus candidatos. O período de convenções definiu 12 presidenciáveis. Até o momento registraram as candidaturas no TSE:

Felipe D'Avila (Novo)

Léo Péricles (UP)

Lula (PT)

Pablo Marçal (Pros)

Simone Tebet (MDB)

Sofia Manzano (PCB)

Vera Lúcia (PSTU)

Simone Tebet

A senadora Simone Tebet (MDB) anuncia Mara Gabrilli (PSDB) como vice da chapa que concorrerá à Presidência da República em outubro.

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A senadora Simone Tebet (MS) foi oficializada no dia 27 de julho pelo MDB como candidata à Presidência. A chapa terá a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) como candidata a vice-presidente.

Simone será apoiada pela coligação “Brasil para Todos”, composta pelo MDB, Podemos e pela federação partidária PSDB-Cidadania. A candidata declarou ao TSE ter R$ 2,3 milhões em bens.

Simone, 52 anos, é filha do ex-governador, ex-senador sul-mato-grossense e ex-ministro da Integração Nacional Ramez Tebet. Mestre em direito do Estado, trabalhou como professora universitária.

Simone foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas, vice-governadora do Mato Grosso do Sul e se elegeu senadora em 2014.

Vera Lúcia

A pré-candidata do PSTU à Presidência, Vera Lucia

Romerito Pontes/Divulgação

Vera Lúcia, de 54 anos, é operária e formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Está no PSTU desde a fundação do partido, em 1994. Já foi candidata à presidência em 2018.

No dia 31 de julho, o PSTU oficializou a nova candidatura de Vera Lúcia à Presidência. Sem aliados, o partido escolheu a indígena Raquel Tremembé como candidata a vice.

Vera declarou ao TSE ter patrimônio de R$ 8,8 mil.