Loggi entra na lista de startups que demitem com corte de 15% do quadro de funcionários

Loggi entra na lista de startups que demitem com corte de 15% do quadro de funcionários
Dispensas vêm após um boom de crescimento nos últimos anos, em especial durante o auge da pandemia. A Loggi, de entrega de encomendas, entrou na lista das startups que vêm cortando seus quadros de funcionários em meio a um cenário desafiador para o setor. A empresa demitiu nesta segunda-feira (8) 15% dos seus cerca de 3,6 mil trabalhadores, segundo informações divulgadas pelo jornal 'O Estado de S.Paulo' e confirmadas pela Loggi ao g1.

Em nota, a empresa diz que a medida "faz parte de um conjunto de ações de aumento de eficiência operacional tomadas nos últimos seis meses para adaptar a companhia ao novo cenário global e garantir a sustentabilidade do negócio".

A companhia diz ainda que os demitidos receberam um pacote de benefícios "que contempla ajuda de custo para contratação de plano de saúde para titular e dependentes, assistência psicológica e suporte no processo de recolocação profissional".

Motoboy do aplicativo Loggi

Reprodução/Facebook/Loggi

Demissões em startups

Desde abril, pelo menos 10 startups cortaram seu número de funcionários. Essas dispensas vêm após um boom de crescimento nos últimos anos, em especial durante o auge da pandemia, que levou investidores a liberarem valores altos para as empresas. A própria Loggi, em 2021, chegou a anunciar uma captação de R$ 1,15 bilhão.

No entanto, especialistas apontam um cenário de cautela por parte dos investidores diante dos desafios econômicos atuais no contexto global, como inflação, juros altos, queda no consumo, além da diminuição da demanda pelos serviços de tecnologia com o fim do isolamento social.

De forma geral, as startups justificam as demissões com ajustes, reorganização ou mudanças de prioridades.

Com menos recursos para o financiamento de novos ciclos de crescimento, as empresas acabaram optando por uma mudança de rumo que abrange revisão de projetos e contenção de despesas, que inclui os cortes com pessoal. E, pelo menos por enquanto, a priorização do ritmo de crescimento parece estar sendo substituída pela do foco em resultados sustentáveis.

Entre as empresas que promoveram cortes, estão Empiricus, Grupo 2TM, Favo, VTEX, Olist, Pay Pal, QuintoAndar, Loft, Facily e Kavak.