TSE planeja campanha publicitária para orientar população contra violência política

TSE planeja campanha publicitária para orientar população contra violência política
Para tribunal, é preciso campanha 'maciça' que diferencie a liberdade de expressão da incitação a crimes. Corte Eleitoral já procura agências para elaboração das peças. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta-feira (9) que planeja uma ampla campanha publicitária contra a violência política no país. Segundo o TSE, a ideia é divulgar peças que "expliquem de forma maciça a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de agressão".

O objetivo é esclarecer à população o conceito de liberdade de expressão e os direitos e deveres dos cidadãos.

A campanha publicitária, de acordo com o TSE, também explicará que tipo de conduta é proibida, como incitação a crimes, ameaças, agressões e todo tipo de manifestações que atentem contra a liberdade de expressão durante a campanha eleitoral e na votação também.

Auxiliares do TSE já receberam orientação para procurar agências e formatar essa campanha, que poderá ser veiculada ainda este mês, segundo o planejamento.

No fim de julho, a Corte Eleitoral criou um grupo de trabalho para traçar estratégias de combate à violência política nas eleições deste ano. Na portaria que instituiu o grupo, o TSE justifica que tomou a medida após verificar relatos de agressão a cidadãos por motivação política e atentados contra a liberdade de imprensa.

O tribunal citou, como exemplo, a morte do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, assassinado a tiros por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro em Foz do Iguaçu (PR).

Também motivaram a criação do grupo, conforme o TSE, denúncias feitas pela Câmara e Senado sobre ataques a autoridades, à liberdade de imprensa e às urnas eletrônicas.