Estudo de super vulcão descobre que emissões de CO2 são a chave para evitar desastres climático

O pesquisador-chefe Dr. Qiang Jiang, um Curtin Ph.D. graduado pela Escola de Ciências da Terra e Planetárias de Curtin, disse que as descobertas são vitais para entender como prevenir futuros desastres climáticos.
“O ciclo biológico da Terra foi pontuado por extinções em massa catastróficas, algumas das quais exterminaram 90% de todas as espécies”, disse o Dr. Jiang. “O principal culpado dessas rápidas crises ambientais foram as erupções vulcânicas maciças. O que intrigava os cientistas é que algumas dessas erupções gigantescas resultaram em extinções severas, enquanto outras resultaram apenas em pequenos distúrbios ambientais. Partimos para descobrir o porquê. “Um exemplo de um supervulcão menos mortal é a grande província vulcânica de Kerguelen – um enorme corpo de lava no sul do Oceano Índico três vezes o tamanho da França.
Sua área e volume fazem dele a segunda maior série de super erupções vulcânicas desde o complexo a vida começou na Terra há cerca de 540 milhões de anos.
“Apesar dos enormes volumes de lava derramada, não se acreditava anteriormente que ela estivesse associada a qualquer catástrofe ambiental”. O co-pesquisador Professor Fred Jourdan, diretor do Western Australian Argon Isotope Facility da Curtin University, disse que novos experimentos revelaram que a província de Kerguelen estava ligada a um evento anóxico oceânico global comparativamente menor, uma época em que grandes extensões de nossos oceanos estavam esgotadas em oxigênio.
“Usamos a técnica de datação argônio-argônio para datar os fluxos de lava de Kerguelen, analisando uma série de rochas basálticas negras perfuradas no fundo do fundo do mar”, disse o professor Jourdan. “Os dados da nova era revelaram que as erupções de Kerguelen foram, de fato, ativas em todo o evento anóxico oceânico global há 120 milhões de anos. Mas, embora possam ter degradado rapidamente o ambiente para organismos marinhos , isso não levou a uma extinção em massa mortal”.
O co-autor Dr. Hugo Olierook, também da Escola de Ciências da Terra e Planetárias de Curtin, disse que a quantidade e a taxa de dióxido de carbono emitida por Kerguelen podem explicar por que essas enormes erupções vulcânicas causaram um impacto comparativamente pequeno em nosso ciclo ambiental e biológico.
“Outros supervulcões mortais exterminaram a vida principalmente através da liberação rápida de enormes volumes de dióxido de carbono.
Talvez as erupções de Kerguelen tenham emitido muito mais lentamente ou muito menos dióxido de carbono, ou ambos”, disse Olierook. “Estudamos gotículas de magma presas em cristais de lava para investigar a quantidade e a taxa de CO2 liberada pelos supervulcões de Kerguelen e descobrimos que elas emitiam pelo menos cinco vezes menos CO2 e a uma taxa 30 vezes mais lenta do que as erupções vulcânicas que destruíram todo o planeta. formas de vida.
“A Terra naturalmente tem mecanismos pelos quais o dióxido de carbono é retirado de nossa atmosfera e oceanos e armazenado em rochas e solo, mas esses processos são graduais ao longo de centenas de milhares de anos e funcionam apenas quando a taxa de emissões é moderada. “No entanto, de forma alarmante, nossos cálculos também mostram que agora estamos emitindo dióxido de carbono 200 vezes mais rápido do que as erupções supervulcânicas que causaram as extinções em massa mais graves”.
Dr. Jiang disse que essas descobertas do passado podem informar como combatemos as mudanças climáticas agora e no futuro. “Arquivos do passado mostram claramente que desacelerar as emissões de dióxido de carbono é crucial para mitigar as mudanças climáticas da Terra e evitar consequências potencialmente desastrosas que são projetadas com base nas atuais emissões induzidas pelo homem”.
O trabalho de pesquisa, “Volume e taxa de emissões vulcânicas de CO2 governaram a gravidade de crises ambientais passadas”, foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.