Aquecimento global: Quão mais quente está a Terra hoje do que quando você nasceu?

Aquecimento global: Quão mais quente está a Terra hoje do que quando você nasceu?

Ondas de calor implacáveis em todo o mundo nesta semana revelaram as realidades sombrias de temperaturas cada vez mais extremas.
Em toda a Europa, milhares foram evacuados enquanto os incêndios florestais assolavam o calor. No Reino Unido, onde os termostatos subiram acima de 40°C pela primeira vez na história registrada, os principais servidores de internet foram desligados devido a falhas no sistema de refrigeração e os aviões tiveram que ser desviados de pistas de derretimento.
Enquanto isso, na América do Norte, vários estados dos EUA registraram temperaturas diárias recordes, com várias grandes cidades declarando emergências de calor e abrindo centros de refrigeração para o público.
Os especialistas concordam que as temperaturas globais estão subindo em um ritmo assustadoramente rápido – e que o calor extremo que estamos testemunhando hoje é exacerbado pelas mudanças climáticas.
Inflamadas pela crise climática, ondas de calor severas em todo o mundo impõem cada vez mais um grande custo econômico e humano .
Um estudo publicado em 2021 descobriu que as ondas de calor durante quatro anos particularmente quentes nas últimas duas décadas atrofiaram o crescimento econômico na Europa em até 2,5 vezes mais do que as ondas de calor em outros anos médios. Além disso, a Organização Mundial da Saúde estima que mais de 166.000 pessoas morreram de calor extremo entre 1998 e 2017.
Entendendo o aquecimento global através de mapas de calor
Para visualizar a rápida taxa de aquecimento global, percorra os mapas de calor abaixo para examinar as anomalias de temperatura ao longo das décadas e ver o quanto a temperatura do mundo aumentou desde o ano em que você nasceu.