Em Seul, secretário-geral da ONU pede desnuclearização da Coreia do Norte, que ameaça usar seu arsenal

Em Seul, secretário-geral da ONU pede desnuclearização da Coreia do Norte, que ameaça usar seu arsenal
Viagem de Antonio Guterrez tenta reduzir as tensões na região depois de o governo norte-coreano afirmar estar pronto para usar armas nucleares. O secretário-geral, Antonio Guterres, e o presidente do Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, em encontro em Seul.

Suh Myung-geon/Yonhap via AP

Em vista a Seul, na Coreia do Sul, para intermediar na crise nuclear da região, o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, pediu nesta sexta-feira (12) a desnuclearização da Coreia do Norte.

Esta semana, Pyongyang afirmou estar "pronta para mobilizar" seu arsenal nuclear. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul alertaram recentemente que a Coreia do Norte está se preparando para seu sétimo teste nuclear.

Guterres chegou a Seul na quinta-feira (11) após visitar o Japão, onde pronunciou um discurso pelo 77º aniversário do primeiro ataque nuclear da história em Hiroshima.

"Gostaria de reafirmar nosso claro compromisso com uma desnuclearização completa, verificável e irreversível da península coreana, da República Popular da Coreia do Norte", disse o chefe da ONU em seu encontro com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol.

O objetivo, acrescentou Guterres, é "levar paz, segurança e estabilidade a toda a região".

Coreia do Norte apoia China contra 'interferência descarada' dos EUA em Taiwan

Também na quinta-feira (11), Pyongyang acusou Seul de um surto de Covid-19 em seu território e ameaçou "limpar as autoridades de seu vizinho do sul do mapa".

O governo de Kim Jong Un realizou uma longa série de testes de armas este ano, incluindo o disparo de um míssil balístico intercontinental pela primeira vez desde 2017.

No final de julho, o líder norte-coreano chegou a afirmar que seu país está "pronto para mobilizar" sua dissuasão nuclear no caso de um conflito militar com os Estados Unidos ou a Coreia do Sul.