Presidência da UE analisa proibir vistos para todos os russos

Presidência da UE analisa proibir vistos para todos os russos
Ministro das Relações Exteriores da República Tcheca comentou sobre a possibilidade. Civis tirando cidadania e passaportes russos na cidade ucraniana de Kherson

Alexander Ermochenko/REUTERS

A República Tcheca, que detém a presidência rotativa da União Europeia (UE), considerou nesta sexta-feira (12) que a proibição de visto para todos os viajantes russos pode ser a próxima sanção do bloco contra a Rússia.

"O congelamento total de vistos russos por todos os Estados-membros da UE pode ser outra sanção muito eficaz", disse o ministro das Relações Exteriores tcheco, Jan Lipavsky, em comunicado obtido pela AFP.

Ministro das Relações Exteriores da Austria, Alexander Schallenberg (esq.), e o seu homônimo tcheco Jan Lipavsky (dir.) durante visita a Kiev

Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS

Lipavsky disse que faria a proposta em uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da UE em Praga no final de agosto.

As autoridades ucranianas exigem que a UE tome essa medida, que divide os países do bloco, obrigados a adotar sanções por unanimidade.

"Neste período de agressão russa, que o Kremlin continua intensificando, não se pode falar de turismo comum para cidadãos russos", disse Lipavsky.

A República Tcheca parou de emitir vistos para russos desde 25 de fevereiro, um dia após a invasão russa da Ucrânia.

Prédio em Bucareste, na Romênia, apresenta bandeira da União Europeia do lado de fora

Bogdan Cristel/REUTERS

Até agora, a UE adotou seis pacotes de sanções contra a Rússia.

Durante uma entrevista com o jornal Washington Post esta semana. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu aos países ocidentais que proíbam todos os cidadãos russos de entrar.

O ministro das Relações Exteriores da Finlândia, Pekka Haavisto, apresentou um plano na semana passada para limitar os vistos de turista para os russos.

Passaporte russo se incendiando durante protesto na frente da embaixada da Rússia na Lituânia em 24 de fevereiro de 2022

Mindaugas Kulbis/REUTERS

Kaja Kallas, primeira-ministra da Estônia, também na fronteira com a Rússia, pediu à UE que pare de emitir vistos para russos no início desta semana.

"Visitar a Europa é um privilégio, não um direito humano", escreveu no Twitter na terça-feira. Lipavsky disse que a medida enviaria "um sinal muito claro e direto à sociedade russa".

Isso mostraria que "o mundo ocidental não tolera a agressão e a retórica de ódio do regime russo contra países livres e democráticos que não representam uma ameaça à Rússia", acrescentou.