META, proprietária do Facebook processa empresas brasileiras por venda de seguidores no Instagram

Facebook informou que está desativando contas que prometem engajamento falso e que notificou mais de 40 empresas brasileiras pela prática no Instagram e no Facebook.

META, proprietária do Facebook processa empresas brasileiras por venda de seguidores no Instagram
SÃO PAULO - A Meta, controladora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, anunciou que, pela primeira vez, está processando duas empresas brasileiras por "engajamento falso".

Segundo a companhia de Mark Zuckerberg, a MGM Marketing Digital LTDA e a Igoo Networks Eireli Me vendiam curtidas, seguidores e visualizações a outros perfis no Instagram. A prática, também conhecida como fazenda de cliques, viola os Termos de Uso da plataforma.

A Meta detalha que as empresas operavam com os seguintes nomes: "InstaBrasil", "Seguidoresgram", "InstaCurtidas", "SMM Revenda" e "Seguidores Brasil".

"Além da venda de engajamento, alguns dos serviços solicitavam as credenciais de login de usuários do Instagram", informou Jessica Romero, diretora jurídica da Meta, que assina o comunicado divulgado na semana passada.

Processos da Meta correm em São Paulo

Os processos tramitam na 1ª e 2ª Varas Empresarial e de Conflitos de Arbitragem, em São Paulo.

No último dia 10 de agosto, o juiz responsável pelo caso, Luis Felipe Ferrari Bedendi, classificou como grave as alegações apresentadas pela Meta e deu cinco dias para que MGM Marketing Digital e Igoo Networks se manifestem sobre o caso.

Além delas, a dona do Facebook informou que está desativando contas que prometem engajamento falso e que notificou mais de 40 empresas brasileiras pela prática no Instagram e no Facebook.