ICMBio passa a exigir uso de capacete para quem quiser entrar na Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

ICMBio passa a exigir uso de capacete para quem quiser entrar na Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha

Trilha de acesso foi fechada em junho por causa de risco geológico e não foi reaberta na segunda (15), conforme previsão do instituto. Medida de segurança foi anunciada nesta terça (16). Geólogos realizam trabalho de manutenção

ICMBio Noronha/Divulgação

Por medida de segurança, o instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) anunciou que vai passar a exigir o uso de capacete para quem quiser entrar na Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, por meio da trilha de terra. Segundo a instituição, há risco de acidentes com pedras na área, que faz parte do Parque Nacional Marinho.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

“O capacete será obrigatório, porque as rochas são soltas e podem cair. Elas estão caindo, como averiguamos nesta terça (16). O capacete deve ser usado para diminuir o risco de um acidente, caso uma rocha caia em uma pessoa que está acessando a praia”, declarou a geóloga Joana Paula Sanchez.

A trilha de acesso à Baía dos Porcos está fechada desde junho, justamente por causa do "risco geológico". O ICMBio tinha previsto reabrir o acesso a essa praia, na segunda (15), mas disse que essa trilha permanecerá fechada.

Ainda de acordo com o instituto, não há definição de data de liberação da área. A expectativa é que a trilha seja reaberta na próxima semana.

Além do uso de capacetes, o ICMBio prevê a implantação de outras medidas de segurança para o acesso ao local.

A direção do órgão contratou uma equipe para avaliação e trabalhos de manutenção. Esses profissionais indicaram risco geológico na região.

A nota divulgada pelo instituto informou que trechos da encosta apresentam desgaste natural e risco de deslizamento de blocos.

Trilha da Baía dos Porcos está fechada

Ana Clara Marinho/TV Globo

A nota informou, ainda, que foi feita a manutenção preventiva no local, mas o solo não chegou a ser estabilizado.

O chefe do setor de Uso Público da unidade, Rafael Costa, afirmou que a intenção do ICMBio é garantir uma boa experiência do visitante atrelada a uma redução de alguns riscos, os quais existem em ambientes naturais.

Uma análise de segurança feita na escadaria e na trilha da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos indicou que existe um "risco alto" de desmoronamento.

A análise foi feita pelo geólogo Fábio Reis. Engenheiro civil, ele trabalhou na análise da área de Furnas, em Capitólio (MG), onde o desabamento de pedras em um cânion deixou dez mortos.

O trabalho manutenção teve início, o acesso ao Sancho pela escadearia foi interditado quatro vezes e a trilha da Baía dos Porcos foi fechada.

Veja normas de segurança

Respeito a placas, evitando permanecer perto da encosta;

Visitação restrita ao horário da maré baixa;

Monitor presente diariamente;

Uso de capacete, durante mês de teste de reabertura da trilha pelas pedras

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

U