SEPROR reúne com órgãos de controle para garantir segurança durante 44ª Expoagro

A 44ª Expoagro será realizada durante 8 dias, resgatando a tradição, começando dia 28 de agosto até 4 de setembro.

SEPROR reúne com órgãos de controle para garantir segurança durante 44ª Expoagro

MANAUS - Para garantir a segurança da população que vai comparecer, a 44ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM), reuniu, nesta quarta-feira (17/08), órgãos de controles que estarão envolvidos durante o evento, no Kartódromo da Vila Olímpica, localizado no bairro Alvorada, zona oeste da capital. O evento ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro.

Para facilitar a segurança do evento, o mapa da estrutura da Expoagro foi apresentado às instituições. O Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, prevê mais de 400 expositores institucionais e comerciais, com atividades voltadas aos agricultores, produtores rurais e afins. Com expectativa de gerar R$ 150 milhões em negócios e receber 400 mil visitantes, em 8 dias. Os estandes já estão sendo montados.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães, destacou que o evento contará com a integração de diversos órgãos, para garantir a segurança das pessoas que vão visitar a 44ª Expoagro e os animais que serão expostos, levando em consideração o bem-estar animal.

"Essa foi uma visita técnica com diversos órgãos do Estado e da Prefeitura de Manaus, desde saúde, infraestrutura e segurança, que irão realizar uma ação integrada, para garantir à população e aos produtores rurais, que vão estar durante a Expoagro, total segurança, com o apoio de todos os órgãos envolvidos. Teremos uma ação com vários órgãos, que darão todo amparo, até mesmo na parte sanitária da alimentação dos animais, garantindo o bem-estar animal", comentou.


Órgãos integrados

Além da Sepror e suas unidades vinculadas - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) -, entre os principais órgãos envolvidos estão: Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM); Centro Integrado de Comando e Controle (CICC); Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp); Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa); Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus); Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Polícia Militar do Amazonas (PMAM); Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC/SSP/AM); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar); Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur); Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas); e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), entre outros.

O coronel Wellington Silva, do CICC, comentou sobre o apoio do órgão durante o evento. "O CICC vem com um aparato de câmeras e um sistema, onde podemos reunir as instituições que vão estar participando do evento, para que a gente possa fazer, daqui, a tomada de decisões de qualquer dificuldade que possa surgir durante esse evento. Então vamos trazer carreta expansiva, vamos linkar todas as câmeras dessa região, principalmente essa área do bairro, e contemplar as câmeras da via principal, Pedro Teixeira, com visão para chegada do público, quanto da participação do público dentro da Expoagro", destacou.

A Expoagro vai contar com várias programações, entre apresentações regionais com "Festival Artistas da Terra", capacitações, parque de diversão, rodeio, estandes com os potenciais produtivos dos municípios do Amazonas, entre outros.