Tesouro dos EUA monitora ligação entre traficantes e mineração ilegal de ouro na Amazônia

Tesouro dos EUA monitora ligação entre traficantes e mineração ilegal de ouro na Amazônia
Brian Nelson, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro dos EUA, disse que mineração ilegal pode gerar recursos para outras atividades ilícitas. Garimpo de ouro perto de Crepurizão, em Itaituba, no Pará 02/08/2017

REUTERS/Nacho Doce

O governo dos Estados Unidos está preocupado com as ligações entre a maior quadrilha de tráfico de drogas do Brasil e a mineração ilegal de ouro na floresta amazônica, disse Brian Nelson, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do Tesouro dos EUA, nesta quarta-feira (17), após reuniões com autoridades de segurança brasileiras e a sociedade civil.

O membro do governo de Joe Biden afirmou ter recebido informações alarmantes sobre conexões entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e garimpeiros que atuam na Amazônia. De acordo com ele, reuniões em Brasília e São Paulo despertaram preocupações de que a organização também possa estar envolvida em crimes ambientais, como mineração ilegal de ouro.

"Estamos focados na mineração ilegal de ouro, porque tanto pode gerar recursos para outras atividades ilícitas, dado o valor do ouro, quanto fornecer um meio para lavar os recursos ilícitos do narcotráfico", disse ele a jornalistas.

Nelson afirmou que discutiu com autoridades brasileiras uma proposta de teto para o preço do petróleo russo como parte de uma resposta do Ocidente à invasão da Ucrânia. Ele não comentou, entretanto, a visão do governo brasileiro sobre a proposta, mas disse que as "discussões técnicas" continuarão.