Google vai incluir anúncios de candidatos estaduais em relatório de transparência de propagandas políticas

Google vai incluir anúncios de candidatos estaduais em relatório de transparência de propagandas políticas
Relatório de Transparência de Anúncios Políticos mostra quais anúncios foram divulgados por meio do Google Ads e Display & Video 360. Atualmente, o documento inclui anúncios que mencionam partidos políticos, candidatos e eleitos a cargos de nível federal no Brasil. Uma loja do Google é vista no bairro do Chelsea em Manhattan, Nova York, nos EUA, em foto de arquivo de novembro de 2021

Andrew Kelly/Reuters/Arquivo

A Google divulgou nesta quinta-feira (18) que seu Relatório de Transparência de Anúncios Políticos irá incluir propagandas que mencionam candidatos e pessoas que ocupam cargos em nível estadual no Brasil. A mudança começa a valer a partir de setembro.

O Relatório, lançado em junho deste ano, mostra informações relevantes sobre os anúncios eleitorais que rodaram por meio do Google Ads e Display & Video 360, tanto em plataformas do Google quanto na rede de sites parceiros.

Atualmente, o documento inclui anúncios que mencionam partidos políticos, candidatos e eleitos a cargos de nível federal no Brasil.

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Com a medida, interessados em disponibilizar anúncios que mencionem governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal deverão passar pelo processo de verificação obrigatório.

Em nota, a Google explica que já consta no Relatório alguns casos de candidatos de nível estadual, mas que isso acontece porque essas propagandas mencionam candidatos em nível federal, como à presidência ou partidos políticos em nível federal, o que faz com que estejam no escopo da política de anúncios eleitorais.

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