Jatos russos são suspeitos de violar espaço aéreo finlandês, diz Ministério da Defesa

Jatos russos são suspeitos de violar espaço aéreo finlandês, diz Ministério da Defesa
Dois jatos MiG-31 russos invadiram território da Finlândia por 2 minutos e a uma profundidade de 1 quilômetros, disse o governo finlandês. Imagem de um MiG-31 russo

Dmitriy Pichugin/Creative Commons

Dois caças russos MiG-31 são suspeitos de violar o espaço aéreo finlandês nesta quinta-feira (18) perto da cidade costeira de Porvoo, no Golfo da Finlândia, disse o Ministério da Defesa finlandês.

A suspeita de violação aconteceu às 3h40 (horário de Brasília), os jatos estavam no sentido oeste e as aeronaves estiveram no espaço aéreo finlandês por dois minutos, disse o chefe de comunicações Kristian Vakkuri.

"A profundidade da suspeita de violação no espaço aéreo finlandês é de 1 quilômetro", disse ele, que não detalhou se os aviões foram escoltados para fora.

A força aérea finlandesa identificou os aviões e a Guarda de Fronteira já havia iniciado uma investigação sobre a violação, acrescentou o comunicado do ministério.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou na quinta-feira, segundo a agência Interfax, que transferiu três aviões de guerra MiG-31E equipados com mísseis hipersônicos Kinzhal para sua região de Kaliningrado, um exclave russo na costa báltica entre a Polônia e a Lituânia.

Veja os vídeos mais assistidos do g1