Operação da PF investiga tráfego ilegal de pessoas para garimpos entre o Brasil e a Guiana Francesa

Cumprimento de mandados de busca e apreensão ocorreram nesta quarta-feira (26) em Oiapoque, no extremo norte do Amapá. Operação Catraia.

Operação da PF investiga tráfego ilegal de pessoas para garimpos entre o Brasil e a Guiana Francesa

Macapá (Amapá) - Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas primeiras horas desta quarta-feira (26) pela Polícia Federal (PF) em Oiapoque, no Amapá, contra investigados por intermediar o transporte ilegal de pessoas para trabalhar em garimpos clandestinos na fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.

As buscas integram a operação Catraia, em referência à embarcação comum no tráfego fluvial de pessoas da região. A ação é decorrente de outras investigações da PF que encontraram indícios de migração ilegal, além de outros crimes como contrabando.

Os mandados foram cumpridos em residências de investigados, que não tiveram os nomes informados. A "Catraia" chegou aos suspeitos a partir de uma abordagem a embarcação ocorrida em 12 de maio, onde o piloto abandonou o barco no rio.

"No interior da embarcação foram localizados vários objetos, inclusive itens pessoais, que indicavam se tratar de um meio de transporte para garimpo, além de combustível, o que caracteriza o crime de contrabando. Com a avanço das investigações, a Polícia Federal identificou a suposta proprietária do barco, que havia pago quase 100 mil reais por ele, bem como o piloto que empreendeu fuga na ocasião", completou a PF.