Peru revisa números da Covid-19 e se torna país com mais mortes por habitante

Mais de 180 mil pessoas morreram de coronavírus no país; total representa mais do que o dobro dos números divulgados anteriormente.

Peru revisa números da Covid-19 e se torna país com mais mortes por habitante

Peru - O Peru atualizou nesta segunda-feira (31) o número oficial de mortes por Covid-19 no país: o total chegou a 180.764 mortos. É mais que o dobro do total antes anunciado, que estava no domingo em menos de 70 mil.

Com isso, considerando levantamento da Universidade Johns Hopkins, o Peru tem a pior taxa do mundo de mortos da pandemia em números relativos à população. São mais de 500 vítimas do coronavírus para cada 100 mil habitantes. Até então, a Hungria aparecia com os piores dados.

Especialistas já alertavam que o número de mortos por Covid-19 no Peru era com certeza maior do que os dados oficiais. O país vive um dos piores cenários da pandemia no mundo, com hospitais lotados e falta de oxigênio.

"Acreditamos que seja nosso dever divulgar essa informação atualizada", disse a primeira-ministra Violeta Bermudez.

Em números absolutos, o Brasil tem o maior total de mortos na América Latina, com mais de 460 mil vítimas do coronavírus.

Os dados atualizados do Peru estão em linha com o excesso de mortes registrados: isto é, total de óbitos no país neste período pandêmico em comparação com outras épocas. Esse tipo de dado é utilizado para dimensionar a subnotificação da Covid.