Adversário de Ortega, candidato à presidência é detido na Nicarágua

Adversário de Ortega, candidato à presidência é detido na Nicarágua
Arturo Cruz é o segundo rival do atual presidente a ser detido pela polícia; na quarta-feira (2), Cristiana Chamorro teve sua casa invadida. Eleição está prevista para acontecer em novembro. O candidato à presidência da Nicarágua, Arturo Cruz, foi detido neste sábado (5), no aeroporto de Manágua, na capital do país, ao retornar de uma viagem dos EUA, de acordo com informações da sua equipe dadas à agência Reuters.

O Ministério Público da Nicarágua afirmou que a investigação contra Cruz é baseada em "fortes evidências de que ele atacou a sociedade nicaraguense", mas não deu detalhes sobre quais seriam as acusações.

Ex-embaixador do país nos EUA entre 2007 e 2009, Cruz, que já foi aliado do atual presidente Daniel Ortega, é candidato pela Aliança Cidadã pela Liberdade, coalizão de partidos da direita que conta com o apoio de empresários.

O Secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, exigiu que Cruz seja libertado e afirmou que a "manipulação das forças de segurança e da Justiça para prender candidatos de oposição" é "inaceitável".

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, em foto no dia da Independência do país, 15 de setembro de 2020

Presidência da Nicarágua/Cesar Perez/Handout via Reuters

Cruz não é o primeiro adversário de Ortega nas eleições, previstas para novembro, a ser preso. Na quarta-feira (2), a polícia invadiu a casa de Cristiana Chamorro, filha da ex-presidente Violeta Barrios de Chamorro (eleita em 1990, derrotando Ortega) e apontada como a candidata da oposição com mais chances de vencer a disputa; ela é acusada de lavagem de dinheiro e se encontra em prisão domiciliar.

Ortega está no poder desde 2007 e busca a terceira reeleição consecutiva. Antes disso, ele governou a Nicarágua entre 1985 e 1990.