Projeto cataloga imagens de anfíbios ameaçados de extinção

Ideia √© transformar os anf√≠bios em s√≠mbolos nacionais na luta pela conserva√ß√£o. Na Amaz√īnia, o DoTS j√° documentou a √ļnica esp√©cie de anf√≠bio amea√ßada da regi√£o, a Salamandra do Par√°. Xenohyla truncata √© uma perereca end√™mica do sudeste brasileiro. √Č conhecida por ser o √ļnico anf√≠bio no mundo a se alimentar de frutas. Vive no geral em brom√©lias, saindo apenas para se alimentar e acasalar.

Projeto cataloga imagens de anfíbios ameaçados de extinção

Belém (Par√°) - Pesquisadores do Museu Paraense Em√≠lio Goeldi integram a equipe multidisciplinar do Projeto Documenting Threatened Species (DoTS), que quer estudar, documentar e divulgar para o mundo espécies de anf√≠bios amea√ßadas de extin√ß√£o no Brasil. Por meio dos meios de comunica√ß√£o do projeto, as imagens dos animais s√£o compartilhadas.

Em dois anos, o projeto j√° realizou oito espécies que resultaram no encontro de 14 das 42 especies de anf√≠bios amea√ßadas de extin√ß√£o. Na Amazônia, o DoTS j√° documentou a √ļnica espécie de anf√≠bio amea√ßada da regi√£o, a Salamandra do Par√° (Bolitoglossa paraensis). A equipe descreve a espécie como um anf√≠bio peculiar, com apar√™ncia superficial de lagarto.

Aparasphenodon pomba é uma perereca conhecida de uma √ļnica localidade na zona da mata mineira, uma propriedade particular n√£o protegida por lei. A espécie est√° criticamente amea√ßada de extin√ß√£o.

Divulgação/ DoTS

"Aqui ocorrem mais de mil espécies de anf√≠bios, mais do que qualquer outro pa√≠s do mundo, mas o brasileiro nem sequer sabe da exist√™ncia dessa diversidade. Esses animais sofrem ainda com estereótipos e mitos prejudiciais à sua imagem. Muitas pessoas t√™m nojo ou medo de sapos e pererecas, sendo que muito desse medo é simplesmente resultado da falta de conhecimento ou empatia pelos animais. Queremos mudar esse panorama, e transformar os anf√≠bios em s√≠mbolos nacionais na luta pela conserva√ß√£o, assim como s√£o as on√ßas, araras e baleias, por exemplo," explica Pedro Peloso, biólogo e fotógrafo da National Geographic, fundador do projeto.

As espécies amea√ßadas s√£o identificadas a partir da checagem da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Amea√ßadas de Extin√ß√£o publicada pelo Ministério do Meio Ambiente, na portaria 444, de 2014. Identificadas as espécies, tiveram in√≠cio as expedi√ß√Ķes de curto prazo para as localidades onde essas espécies ocorrem, onde a equipe organiza uma ampla documenta√ß√£o audiovisual.