Dia do Cinema Brasileiro: 10 dos filmes nacionais mais premiados da história

“Cidade de Deus” é um dos filmes mais aclamados da história do cinema nacional, com mais de 20 indicações e premiações ganhas

No dia 5 de novembro de 1896, em uma sala alugada na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, o Brasil teve sua primeira exibição de cinema. As oito curtas obras, que surpreendiam a elite carioca, não passavam de cenas do cotidiano de algumas cidades europeias. Mas, assim como no resto do mundo, logo essas imagens se desenvolveram e os primeiros filmes foram rodados antes do início dos anos 1900.

Muitos desses longas não chegaram a ser exibidos, mas, pelo ineditismo do fato, são marcos do cinema nacional. O título “Vista da Baía da Guanabara”, por exemplo, produzido pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto enquanto estava a bordo de um navio em 19 de junho de 1898, fez com que a data ficasse marcada como Dia do Cinema Brasileiro. Vale lembrar, no entanto, que o cinema brasileiro também é celebrado no dia 5 de novembro, em homenagem à primeira exibição da história no país.

LEIA MAIS: Aperte o play! Kevin Hart emociona em “Paternidade”, da Netflix

De qualquer forma, comemorar a cinematografia do Brasil duas vezes é uma atitude mais do que justa. Embora o país tenha passado por momentos de estagnação e atraso no setor, principalmente por questões políticas, o catálogo de filmes produzidos por aqui é rico e valorizado no mundo inteiro. “Central do Brasil”, lançado em 1998, foi a obra que inseriu a nação, definitivamente, no circuito mundial. Seu momento de glória fez parte do reflorescimento da produção brasileira, um período conhecido por historiadores como “cinema da retomada”.

Dirigido pelo bilionário Walter Salles e escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, a obra narra a trajetória de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora frustrada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil, famosa estação de trem carioca, que ditam o que querem contar às suas famílias – no entanto, ela nunca coloca as mensagens no correio. O longa teve sua pré-estreia mundial em uma mostra regional de cinema na Suíça, seguido de uma exibição no Festival Sundance de Cinema, nos Estados Unidos.

A recepção da crítica internacional foi quase unânime: o filme recebeu um Globo de Ouro e foi a primeira produção brasileira a receber o Urso de Ouro do Festival de Berlim. Além disso, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e responsável pela indicação de Fernanda Montenegro à estatueta na categoria de melhor atriz. A brasileira fez história, sendo a primeira latino-americana já indicada ao prêmio por uma atuação em língua portuguesa – para muitos, o fato de ela ter perdido o prêmio para Gwyneth Paltrow pelo filme “Shakespeare Apaixonado” foi a maior injustiça da história do Oscar.

O Brasil começou bem os anos 2000. Após “Central do Brasil”, “Cidade de Deus” (2002), “Carandiru” (2003) e “Tropa de Elite” (2007) foram alguns dos títulos que conquistaram o grande público e ganharam enorme prestígio internacional pela crítica social e qualidade de produção.

Pelo bem do brasileiro, os tempos de glória não ficaram restritos à época de lançamento desses filmes. Nos últimos dez anos, diversos longas ganharam espaço no coração dos críticos e do público. Um exemplo disso é “Bacurau”, de 2019, talvez um dos destaques mais recentes do cinema nacional, que conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes no mesmo ano.

De “Central do Brasil” a “Bacurau”, confira, na galeria de imagens abaixo, 10 dos filmes nacionais mais premiados da história:

DivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgaçãoDivulgação

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.