OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné

OMS declara o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné
Segundo surto foi identificado no início do ano, mas conseguiu ser controlado com medidas sanitárias e a aplicação de vacinas na população. Última paciente com ebola teve alta na Guiné há mais de 40 dias

Reprodução/Twitter WHO African Region

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou oficialmente neste sábado (19) o fim da segunda epidemia de ebola na Guiné, alguns meses depois do ressurgimento desta doença derrotada graças à experiência adquirida entre 2013 e 2016.

"Tenho a honra de declarar neste dia o fim da epidemia do ebola na Guiné", disse Alfred Ki-Zerbo, porta-voz da OMS na região onde o vírus reapareceu no começo do ano.

A Guiné iniciou, no final de fevereiro, uma campanha de vacinação para conter a propagação do vírus, que causa hemorragias graves e falência de órgãos e se espalha pelo contato com fluidos corporais.

Em março, a OMS disse que o ressurgimento foi provavelmente desencadeado por uma infecção adormecida na população desde o último surto de ebola – e não pelo vírus pulando a barreira entre animais e humanos novamente.

Vacinas

Em resposta à epidemia entre 2013 e 2016, vacinas foram desenvolvidas e usadas para combater surtos na República Democrática do Congo.

Uma vacina contra o Ebola foi testada pela primeira vez ao longo de quatro meses em 2015 na Guiné pela Agência de Saúde Pública do Canadá e, em seguida, desenvolvida pela empresa farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD).

Cem pacientes foram identificados e os contatos próximos foram vacinados imediatamente ou três semanas depois. Nos 2.014 contatos próximos que foram vacinados imediatamente, não houve nenhum caso subsequente de Ebola.

O que é o Ebola?

Entenda como o vírus do ebola age no organismo

O Ebola é um vírus que inicialmente causa febre repentina, fraqueza intensa, dores musculares e dor de garganta

A doença progride causando vômitos, diarreia e sangramento interno e externo

As pessoas são infectadas quando têm contato direto por meio da pele ferida, da boca e do nariz, com sangue, vômito, fezes ou fluidos corporais de alguém com Ebola

Os pacientes tendem a morrer de desidratação e falência múltipla de órgãos