Coreia do Sul vai flexibilizar regras de distanciamento social a partir de 1º de julho

Coreia do Sul vai flexibilizar regras de distanciamento social a partir de 1º de julho
País asiático vacinou pouco mais de 29% de sua população até o último sábado (19). Homem pratica wakeboard debaixo de uma ponte em meio à pandemia de Covid-19 no rio Han em Seul, Coreia do Sul, dia 2 de junho de 2021.

Kim Hong-Ji/Reuters

A Coreia do Sul vai flexibilizar as regras de distanciamento social e permitir reuniões privadas de até seis pessoas na área da grande Seul (antes eram permitidas quatro pessoas) a partir do dia 1º de julho, segundo informações do governo federal neste domingo (20).

O anúncio ocorre em um momento em que o país asiático vacinou pouco mais de 29% de sua população até o último sábado (19), abrindo caminho para cumprir a meta de 70% de vacinados até o mês de setembro.

O número de casos de Covid na Coreia do Sul permaneceram em uma faixa de 400 a 700 nas últimas semanas, mas ficaram abaixo de 600 novas infecções por mais de uma semana.

De acordo com as novas regras, restaurantes, casas noturnas e cafés poderão funcionar até meia-noite. Atualmente, estes estabelecimentos devem fechar até 22h.

"O novo sistema de distanciamento social é um esforço para encontrar um equilíbrio entre a quarentena e a recuperação da vida diária em meio à prolongada pandemia de Covid-19", disse o ministro da Saúde, Kwon Deok-cheol, em entrevista na televisão.

A menos que os casos diários aumentem significativamente, o governo planeja permitir encontros de até oito pessoas na área metropolitana de Seul a partir de 15 de julho, disse Kwon.

Fora da grande Seul, nenhuma restrição será aplicada ao número de pessoas em reuniões privadas.

A Coreia do Sul relatou 429 novas infecções até a meia-noite de sábado, totalizando 151.149 casos, disse a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia. O país registrou 2.002 óbitos desde o início da pandemia.

VÍDEOS: notícias internacionais