Universitarias Club - Acompanhantes

SC lidera ranking de cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável; conheça destinos

.

SC lidera ranking de cidades brasileiras com certificado internacional de turismo responsável; conheça destinos
TOP 100 Good Practice Stories destaca boas práticas sobre o turismo. Na lista, aparecem apenas mais três cidades de Rio Grande do Norte. Cachoeira do Avencal, em Urubici

Prefeitura de Urubici/Divulgação

Santa Catarina tem cinco dos oito destinos brasileiros na lista do "TOP 100 Good Practice Stories". O ranking internacional é promovido pela entidade holandesa Green Destinations, que destaca boas práticas sobre o turismo responsável no mundo. A lista foi divulgada em 9 de outubro.

Nela, Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra, Bombinhas e Navegantes, no Litoral Norte, e Itá, no Oeste, aparecem como os destaques catarinenses. Ainda representam o Brasil as cidades de Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

?Clique para seguir o canal do g1 SC no WhatsApp

A divulgação da lista das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia. Além dos destinos brasileiros a lista conta com locais do Japão, Índia, Estados Unidos e Peru, Portugal, por exemplo.

Veja os detalhes dos projetos vencedores de Santa Catarina abaixo:

Urubici

Pedra Furada, em Urubici, é um dos principais pontos turísticos da região

Sharlene Melanie/Commons Wikimedia

Segundo a prefeitura, Urubici ganhou a certificação com o projeto de Gestão Sustentável do turismo.

Bom Jardim da Serra

Geada em Bom Jardim da Serra

Sérgio Felipe Rodrigues/Arquivo pessoal

A cidade ganhou a certificação com o projeto "Meu Bom Jardim" para valorizar o turismo divulgado informações com atrativos turísticos da cidade e nem a sua própria história.

Navegantes

Praia Central. Navegantes (SC)

Prefeitura de Navegantes/ Divulgação

O município recebeu a certificação internacional por conta do projeto "Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida", em que relata no case o longo processo de recuperação da vegetação de sua orla. Um projeto que abrange educação ambiental, preservação do meio ambiente, permitindo que uma região central urbana coexista com o litoral de forma sustentável.

Bombinhas

Praia de Quatro Ilhas, em Bombinhas

Bandeira Azul/Divulgação

Na cidade, o programa "Escola do Mar" foi o destaque na premiação. A iniciativa surgiu em 2017 e é vinculada à Secretaria Municipal de Educação. O programa atende estudantes em contra turno da rede municipal de ensino, com o objetivo de repassar conhecimentos de letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas de movimento pesqueiro.

Itá

Prainha de Itá

Prefeitura de Itá/Divulgação

A cidade está na lista há três anos. Nesta edição, a cidade contou a história do "Selo Verde", programa da Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa DEL, que tem como objetivo avaliar, mobilizar, conscientizar, atestar, reconhecer e certificar as iniciativas sustentáveis das cidades.

VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias