Universitarias Club - Acompanhantes
Eficaz Pesquisa

Pitaya gigante é colhida por agricultor de Santa Catarina

Conhecida como “fruta-do-dragão”, a pitaya tem peso médio que varia entre 50g e 300g.

Por Real Radio Tv Brasil em 19/05/2024 às 17:47:20

Conhecida como “fruta-do-dragão”, a pitaya tem peso médio que varia entre 50g e 300g. No entanto, o agricultor Domingos Casagrande, de Jacinto Machado, em Santa Catarina, teve uma grande surpresa ao entrar em sua plantação de pouco mais de um hectare.

Ele se dedica ao cultivo da espécie há cinco anos e nunca tinha visto nada parecido. “Foi uma conquista excepcional”, diz, exibindo sua pitaya de incríveis 2,365 quilos.

Desde a semeadura, o produtor já percebeu que uma das mudas se destacou pela haste robusta. "A diferença dessa muda sempre foi evidente", afirma.

Segundo ele, que é associado à Cooperja, desde o início já foi possível perceber que existia algo único no cacto.

“Em 2023, já apresentou frutos maiores do que o normal e, neste ano, não foi diferente. Todos os frutos que produziu eram consideravelmente maiores e a florada que deu origem a essa fruta específica apenas segurou um único fruto, que se desenvolveu de maneira extraordinária", pontua o agricultor.

De olho na pitaya

O crescimento da "pitaya gigante" foi acompanhado de perto por Domingos. Ele conta que, após cerca de 15 dias da polinização, já era possível perceber o tamanho da fruta em desenvolvimento, muito maior do que as outras.

O produtor também teve o cuidado de fazer medidas extras na planta para garantir que ela pudesse suportar o peso incomum em crescimento.

"No fundo, eu não esperava que ela alcançasse um peso tão extraordinário", confessa. "Foi uma surpresa quando a coloquei na balança", finaliza o produtor.

Fonte: Canal Rural

Comunicar erro
Eficaz Pesquisa
Eficaz Pesquisa