Universitarias Club - Acompanhantes

Maior do Norte e Nordeste, Bahia Farm Show dá visibilidade à agricultura familiar

O primeiro dia programação da Bahia Farm Show 2024 aberta ao público começou bem cedo com a inauguração de uma capela no complexo da Bahia Farm Show.

Maior do Norte e Nordeste, Bahia Farm Show dá visibilidade à agricultura familiar

O primeiro dia programação da Bahia Farm Show 2024 aberta ao público começou bem cedo com a inauguração de uma capela no complexo da Bahia Farm Show. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues foi uma das autoridades que visitaram estandes do parque e no pavilhão dos expositores da agricultura familiar, ao lado das lideranças da feira.

Durante a caminhada no complexo, Jerônimo falou com a imprensa sobre questões como as demandas aeroviárias das cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Além disso, falou sobre o “Plano ABC + Bahia”.

“Nós queremos fazer cada vez mais a produção de energia descarbonizada. Tivemos o mapa da energia solar, o mapa da energia eólica, agora o mapa do hidrogênio verde. Então, quanto mais o Oeste se vale de consumir uma energia limpa, a gente vai ajudando essa coisa a acontecer”, disse Jerônimo.

Bahia farm Show, agricultura familiar, jerônimo Rodrigues, Bahia Farm Show 2024
Foto: Agência Marca Comunicação

Para os organizadores, a visita do governador é vista como importante para fomentar iniciativas para toda a cadeia produtiva.

“Os anúncios aqui muito bons, de estrada, de infraestrutura, dessa questão aqui do programa ABC+, que é agricultura de baixo carbono. Então, assim, uma agenda muito boa, intensa, inclusive, com outras visitas aí, inclusive ao prédio da Abapa, a construção do prédio. Uma visita bem de reconhecimento, de conhecimento do setor em amplos aspectos”, enfatizou Luiz Antônio Pradella, coord. geral da feira.

Pradella também ressaltou a pluralidade do evento em trazer soluções para todos os produtores, como os da agricultura familiar.

“A Farm Show sempre teve a preocupação de trazer as soluções não somente para a grande propriedade, uma vez que a média das propriedades não são tão grandes quanto se imagina, né? Então ele tem muita propriedade pequena que é conduzida realmente pela família, pela mão de obra da família, e que tem essas alternativas, essas soluções aqui dentro da Bahia Farm Show.

A expectativa é alta também para os produtores da agricultura familiar. O cacau é um dos produtos expostos dentre inúmeros outros que estão na Bahia Farm Show.

Para a representante de vendas de uma marca de produtos derivados do cacau, Tainá Bispo, a feira promove visibilidade dos produtos.

“A Bahia Farm Show vai ser um evento de uma grande visibilidade para os produtos da agricultura familiar lá do Sul da Bahia para ajudar também a economia solidária. São mais de 100 produtores, um produto de Ibircaraí. Então a gente vem trabalhando já com um certo período com chocolate eu garanto que vai ser uma opção muito gostosa e saborosa para o pessoal aqui da região Oeste”, disse.

De acordo com a organização da feira, são mais de 4 mil empregos diretos e indiretos gerados no complexo.

Representando uma marca de cachaças de Cristópolis, no Oeste da Bahia, Laércio é outro que também espera boas vendas.

“No evento já é o quarto ano que a gente frequenta aqui a Bahia Farm Show. Cada vez que a gente vem, a crescente é bem mais. É um incentivo para a agricultura familiar, né? Se não a gente não cresce.”, conclui.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!