Coreia do Sul registra recorde de novos casos de Covid-19 em um só dia desde o início da pandemia

Coreia do Sul registra recorde de novos casos de Covid-19 em um só dia desde o início da pandemia
Vacinação lenta e variante delta preocupam autoridades coreanas. País vinha controlando bem o coronavírus com uma política rigorosa de testagem e rastreamento. Pessoas caminham nas ruas de Seul, Coreia do Sul, em 5 de julho

Kim Hong-Ji/Reuters

Autoridades sanitárias da Coreia do Sul registraram nesta quinta-feira (8) (noite de quarta em Brasília) maior número de novos casos de Covid-19 no país em um só dia: foram 1.275 registros novos de coronavírus nas últimas 24 horas.

O primeiro-ministro Kim Boo-kyum alertou para uma quarta onda da pandemia no país, que vinha controlando bem o vírus com medidas rigorosas de isolamento e rastreamento. No entanto, a vacinação ainda patina: o percentual de pessoas completamente vacinadas na Coreia do Sul estava em cerca de 10%, segundo o site Our World In Data.

LEIA TAMBÉM:

Os sintomas mais comuns da variante delta

Governo de SP confirma circulação da variante delta no estado

Veja 5 pontos sobre a variante delta

A preocupação neste momento, dizem as autoridades sul-coreanas, é com jovens entre 20 e 30 anos que ainda não tomaram a vacina. Há, ainda, uma vigilância reforçada contra a variante delta, considerada mais transmissível e que já chegou à Coreia do Sul.

Mesmo assim, com as políticas rigorosas de rastreamento, a Coreia do Sul registra números relativamente baixos para sua população de 51 milhões de habitantes: foram pouco mais de 2 mil mortes desde o início da pandemia.

A expectativa é que, com a nova alta de casos especialmente na capital Seul, a Coreia do Sul volte atrás na flexibilização e retome medidas de confinamento e distanciamento.

Tóquio-2020 pode não ter torcedores

Tóquio cancela revezamento da tocha nas ruas do Japão

O governo do Japão está estudando a possibilidade de proibir torcedores nas Olimpíadas, segundo um texto da agência Reuters desta quarta-feira (7). A prefeitura cancelou os eventos públicos de revezamento da tocha olímpica.

Espera-se que um estado de emergência seja decretado em Tóquio 16 dias antes do evento começar (a abertura está prevista para o dia 23).

O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, disse que o governo vai tomar uma decisão na quinta-feira a respeito da presença de torcedores nos estádios.

Os especialistas médicos afirmam há semanas que fazer os jogos sem torcedores é a opção menos arriscada.

Os organizadores já proibiram a presença de torcedores de outros países. Além disso, também já tinham determinado que a presença máxima seria de metade da capacidade (ou seja, no máximo 10 mil pessoas).