Novo pedirá inelegibilidade de Lula por desfile no Rio

O partido Novo anunciou nesta 2ª feira (16.fev.2026) que pedirá a inelegibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assim que for formalizado o registro de sua candidatura à Presidência da República, cujo prazo termina em 15 de agosto.

A legenda afirma que ingressará com uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com base no que classifica como abuso de poder político e econômico no desfile da Acadêmicos de Niterói, no Carnaval do Rio de Janeiro. A escola homenageou o petista com o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”.

Em comunicado, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, declarou que o caso ultrapassa o campo político e se enquadra na legislação eleitoral. “Não estamos diante de um debate político, mas de um fato jurídico. Houve propaganda eleitoral antecipada financiada com dinheiro público. A consequência prevista na lei é clara e rigorosa”, afirmou.

Segundo o partido, o desfile caracterizou promoção eleitoral antecipada ao associar a imagem de Lula a um evento financiado com recursos públicos. A legenda sustenta que a apresentação deixou de ser uma manifestação cultural espontânea e assumiu caráter de divulgação eleitoral em período anterior ao permitido pela lei.

O Novo também declarou que os elementos apresentados em representação já protocolada no TSE foram confirmados durante o desfile. Com isso, o partido informou que pretende pedir a cassação do registro da candidatura e a declaração de inelegibilidade do presidente, sob o argumento de uso indevido da máquina pública e desequilíbrio na disputa eleitoral.

Antes do desfile, a legenda tinha apresentado uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) contra o repasse de R$ 1 milhão da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) à Acadêmicos de Niterói. A área técnica da Corte se manifestou a favor de barrar os recursos. A decisão final coube ao relator do caso, ministro Aroldo Cedraz, que negou o pedido e autorizou a liberação do valor.

Copyright

Alexandre Macieira/Riotur – 15.fev.2026

Na imagem, posse de Lula em 2023 é representada em carro alegórico


Leia mais sobre o Carnaval de Lula:

Powered by WPeMatico

Related Posts

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), disse nesta 3ª feira (17.fev.2026) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sente inveja da homenagem…

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

O Congresso da República do Peru destituiu o presidente do Congresso e presidente interino da República, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), de 39 anos, por meio de uma moção de…

You Missed

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Ministro de Lula rebate Tarcísio por criticar desfile: “Inveja”

Peru destitui presidente por reuniões secretas com empresário da China

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro