TCL terá controle de divisão de TVs da Sony em joint venture

A TCL Electronics Holdings Ltd. anunciou planos para formar uma joint venture com a Sony Group Corp., que assumirá os negócios de entretenimento doméstico da gigante japonesa de eletrônicos. Essa iniciativa reforça o esforço da fabricante chinesa de televisores em diversificar seus negócios em meio à forte concorrência e ao crescimento mais lento do mercado global de TVs.

A TCL deterá uma participação de 51% na joint venture, enquanto a Sony ficará com os 49% restantes. A nova empresa será responsável pelas operações globais, do desenvolvimento e design de produtos até a fabricação, vendas e logística de TVs e equipamentos de áudio domésticos, e manterá as marcas Sony e Bravia para seus futuros produtos, informou a TCL em um comunicado à Bolsa de Valores na 3ª feira (20.jan.2026).

De acordo com o documento, a joint venture combinará a tecnologia de telas da TCL, sua presença no mercado global, sua cadeia de suprimentos verticalmente integrada e sua eficiência de custos com a experiência da Sony em tecnologia audiovisual, valor da marca e gestão operacional.

A TCL e a Sony pretendem finalizar os acordos vinculativos até o final de março e iniciar as operações da nova empresa conjunta em abril de 2027, sujeitas às aprovações regulatórias e outras condições da parceria.

Um especialista do setor afirmou que o acordo está alinhado com a estratégia da TCL de se globalizar e atingir um segmento de mercado mais sofisticado. A Sony, que se concentra nos mercados de alto padrão na Europa, América do Norte e Sudeste Asiático, tem tecnologias como chips cognitivos XR e Mini LED que se encaixam na direção de desenvolvimento global da TCL.

A parceria surge em um momento em que o mercado global de televisores enfrenta crescente pressão por causa da incerteza macroeconômica, tensões geopolíticas, aumento das tarifas norte-americanas e custos crescentes da cadeia de suprimentos.

De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Sigmaintell, as remessas globais de televisores devem cair 0,7% em 2025, para 221 milhões de unidades, com uma queda adicional de 0,6% projetada para 2026, à medida que o aumento dos preços dos semicondutores leva a um aumento nos custos de produção.

Nesse contexto, a Sony tem enfrentado dificuldades. Dados da Sigmaintell indicam que as remessas globais de televisores da Sony caíram 14,2%, para 4,1 milhões de unidades em 2025, deixando-a com uma participação de mercado de apenas 1,9%.

Em contrapartida, a TCL manteve seu ritmo de crescimento. A empresa chinesa enviou 30,4 milhões de televisores para todo o mundo em 2025, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior, garantindo uma participação de mercado de 13,8% e ocupando o 2º lugar globalmente, atrás da Samsung Electronics Co. Ltd., que detinha uma participação de 16% com 35,3 milhões de unidades enviadas.

O presidente da TCL, Li Dongsheng, tem sido bastante vocal sobre suas ambições globais. No Fórum Econômico Mundial de Davos, em junho de 2025, Li declarou à Caixin que a receita proveniente do exterior já representava mais de 60% do total do grupo.

Um relatório da China Galaxy Securities Co. Ltd. afirmou que a taxa de penetração das TVs Mini LED na Europa e na América aumentará rapidamente de 2025 a 2027, o que dará à TCL, líder em tecnologia Mini LED, a oportunidade de competir em pé de igualdade com as marcas coreanas nesses mercados dentro de 3 anos.

No domingo (18.jan.2026), a TCL Electronics divulgou uma previsão de lucros positiva, esperando que o lucro líquido ajustado atribuível aos acionistas em 2025 fique de HK$ 2,33 bilhões (US$ 298,8 milhões) a HK$ 2,57 bilhões, um aumento anual de 45% a 60%, superando as expectativas do mercado.


Esta reportagem foi originalmente publicada em inglês pela Caixin Global em 21.jan.2026. Foi traduzida e republicada pelo Poder360 sob acordo mútuo de compartilhamento de conteúdo.

Powered by WPeMatico

Related Posts

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

A Receita Federal negou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que houve acesso a dados fiscais sigilosos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de familiares. Mais cedo, o STF (Supremo Tribunal Federal)…

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

O pastor Robson Rodovalho, fundador da Igreja Sara Nossa Terra, afirmou nesta 3ª feira (17.fev.2026) que visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso no Núcleo de Custódia do…

You Missed

Receita Federal nega vazamento de dados de Gonet e familiares

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Pastor visita Bolsonaro na Papudinha e diz que o encontrou assustado

Morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil, aos 106 anos

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

Deputado do PT se retrata após montagem de Bolsonaro com Vorcaro

No “SBT”, prefeito de Salvador se confunde e dá parabéns à “Band”

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí

Candidatos anti-Lula ao Planalto reclamam de desfile na Sapucaí