O Cordão surgiu na década de 1970 para discutir a preservação da Amazônia e da sua biodiversidade. Um de seus idealizadores, Zenóbio Ferreira, conhecido como mestre Zanóbio, estava preocupado com o desmatamento e a caça e pesca ilegal na região quando o desfile foi criado. As fantasias foram confeccionadas com material reciclável e outros itens adquiridos por parceiros e colaboradores.
O Curupira, personagem do folclore brasileiro, também estava representado por uma das fantasias. O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve presente no desfile. “Queremos que cada visitante da COP30 sinta a energia desse bioma e entenda que o turismo sustentável é um caminho eficaz para garantir desenvolvimento e proteção da floresta”, afirmou.
O ato foi compartilhado nas redes sociais e vídeos mostram o desfile dos atores fantasiados de animais entre os visitantes que passavam pela Green Zone.
Assista ao vídeo do desfile:
— SIGA o République! (@brejarada) November 11, 2025
