O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), aumentou as tarifas globais sobre produtos estrangeiros de 10% para 15%. O anúncio foi feito no sábado (21.fev.2026), 1 dia depois de a Suprema Corte considerar ilegal o mecanismo que vinha sendo usado pelo chefe de Estado para aplicar taxações comerciais. Trump declarou que a elevação é plenamente permitida e amparada pela lei.
A Suprema Corte decidiu por 6 votos a 3, na 6ª feira (20.fev.2026), que Trump agiu de forma ilegal ao utilizar uma antiga lei federal de poderes emergenciais para justificar suas tarifas. Horas depois da decisão, o presidente norte-americano anunciou uma tarifa global de 10% sobre produtos estrangeiros. A taxação estava prevista para entrar em vigor em 24 de fevereiro.
No sábado, Trump publicou em seu perfil na rede Truth Social que a tarifa será elevada para 15%. A postagem não detalhou o cronograma para a implementação do aumento.
“Eu, como presidente dos Estados Unidos da América, estarei, com efeito imediato, elevando a Tarifa Mundial de 10% sobre países — muitos dos quais vêm ‘explorando’ os EUA (Estados Unidos da América) há décadas, sem retaliação (até eu chegar!) — para o nível de 15%, plenamente permitido e amparado pela lei”, afirmou Trump na Truth Social.
O republicano está aplicando a nova tarifa-base com fundamento na Seção 122 da Lei de Comércio de 1974. Esse dispositivo permite ao presidente impor tarifas por até 150 dias sem aprovação do Congresso. Trata-se de um instrumento que nunca foi acionado por um governante dos EUA.
Derrubada do Tarifaço
A Supremo Corte dos EUA decidiu na manhã de 6ª feira (20.fev) que Trump não pode criar tarifas por conta própria sem autorização expressa do Congresso. A Constituição norte-americana atribui ao Legislativo o poder de instituir impostos e tarifas de importação. Foram 6 votos a 3 pela derrubada do tarifaço.
O Tribunal chegou a essa conclusão ao analisar ações judiciais movidas por pequenas empresas afetadas pelas tarifas e por 12 Estados norte-americanos. Os autores argumentaram que Trump extrapolou sua autoridade ao impor taxas amplas sobre produtos importados de diversos países.
Leia mais:
Powered by WPeMatico

