Novo apagão deixa 13 dos 16 municípios do Amapá sem energia

Novo apagão deixa 13 dos 16 municípios do Amapá sem energia
Interrupção no fornecimento aconteceu por volta de 10h10 desta quarta-feira (25). Distribuidora de energia analisa possíveis causas. Diversos bairros de Macapá e municípios do interior do Amapá registraram queda simultânea de energia na manhã desta quarta-feira (25). A interrupção no serviço começou por volta de 10h10 e a eletricidade começou a ser retomada cerca de meia hora depois em alguns locais, porém moradores relataram ao G1 instabilidade na rede.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que distribui o serviço no estado, informou que a queda atingiu 13 dos 16 municípios, os mesmos que ficaram no escuro no grande apagão de 3 de novembro, que deixou o estado com limitação no fornecimento por 22 dias.

Segundo a CEA, a eletricidade foi retomada 100% em Macapá e Santana e a queda aconteceu após uma falha na comunicação com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

"A situação está sendo investigada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que deve emitir comunicado oficial da ocorrência. A Companhia está atuando no momento na recomposição dos sistemas para restabelecer o fornecimento em Macapá e demais cidades atingidas", justificou, em nota, a companhia.

Na capital, todas as zonas registraram falta de luz. As únicas cidades sem suspensão no fornecimento são aquelas que têm sistema isolado: Oiapoque, no extremo norte, e Laranjal e Vitória do Jari, no extremo sul.

A concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia, responsável pelas linhas de transmissão para o estado, detalhou que "suas instalações (linhas de transmissão e subestações) não tiveram nenhuma ocorrência e permaneceram 100% disponíveis".

*Esta reportagem está em atualização.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: