Após vendaval, feirantes da Economia Solidária se organizam para voltar a funcionar em Rio Branco

Após vendaval, feirantes da Economia Solidária se organizam para voltar a funcionar em Rio Branco
Feira tradicional no Centro de Rio Branco não ocorreu na sexta-feira (24) devido ao forte temporal. Na manhã deste sábado (25), feirantes se organizam.

Feira da Economia Solidária foi suspensa por conta do vendaval

Izaías Gomes/Rede Amazônica Acre

A tradicional feira da Economia Solidária, que ocorre no Centro de Rio Branco, teve que ser suspensa na sexta-feira (24) devido ao forte temporal que atingiu a capital e que registrou rajadas de vento de até 70 km/h.

A Defesa Civil Municipal contabilizou 20 bairros atingidos na capital. Os bombeiros registraram 68 ocorrências e os reparos devem prosseguir até a segunda-feira (27). Um dos representantes dos feirantes da Economia Solidária, Odair José informou que a ventania atingiu quase 80% das barracas, não só da praça de alimentação, como também de artesanato. Elas ainda calculam os prejuízos.

“Ontem [sexta, 24] estava tudo organizado, mas o vento veio e derrubou tudo e foi um prejuízo para os feirante, porque não pudemos vender nossos produtos que já estavam prontos”, conta.

Além da lona das barracas que foi levada, a parte mais afetada foi também a elétrica.

“A cobertura das tendas vamos tentar conseguir para a outra semana, mas estamos improvisando aqui para mais tarde, a partir das 16h, a gente funcionar normal, porque estamos tentando dar um jeito aqui na fiação. Temos que voltar para tentar cobrir o prejuízo”, finaliza.

Feirantes tentam organizar para retomar feita neste sábado (25)

Izaías Gomes/Rede Amazônica Acre

Vendaval

O forte temporal que atingiu a capital acreana nessa sexta-feira (24) assustou moradores, derrubou árvores, destelhou prédios e alagou salas de hospitais. Até este sábado (25), o Corpo de Bombeiros contabiliza 68 ocorrências.

A maioria dessas ocorrências está relacionada com queda de árvores e destelhamento de casas e prédios comerciais. O atendimento das equipes deve seguir pelo domingo (26) e, provavelmente, até segunda-feira (27).

Além da capital acreana, o Corpo de Bombeiros informou que em Xapuri as equipes atenderam três ocorrências de quedas de árvores. Duas dessas árvores caíram na BR-317 obstruindo a via e outra caiu em cima de um bar no Km 10 da estrada da borracha.

Em Xapuri, uma árvore caiu em cima de um bar durante o temporal

Arquivo/Corpo de Bombeiros do Acre

As rajadas de vento que causaram destruição chegaram a 70 km/h. A estimativa é do pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca,.

"Esses ventos que ocorreram nessa sexta são capazes de destelhar casas e derrubar estruturas. Foi uma chuva muito rápida, mas, muito intensa. A ventania se estendeu por vários lados da cidade, na parte alta, Estação Experimental, entre outros bairros, foi bastante abrangente", disse o especialista.

Veja telhado de supermercado desabando e telhado de sorveteria voando com vendaval

Ocorrências

Além da queda de árvores, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de carros, houve destelhamento de lojas, salas do Pronto-socorro da capital ficaram alagadas, vidros foram quebrados e alguns bairros estão sem energia elétrica.

No PS, a direção informou que os danos ocorreram no prédio novo da unidade e duas paredes de vidro quebraram. A direção explicou ainda que chegou a entrar água na UTI, mas a situação foi resolvida antes que algum paciente fosse afetado. Já no prédio antigo da unidade, parte do teto foi arrancado e a mobília ficou encharcada.

A diretora Carolina Pinho confirmou que nenhum paciente precisou ser retirado do leito, mas o temporal causou alvoroço e correria na unidade. Computadores e outros eletrônicos foram retirados para nãos serem danificados. Porém, mobílias ficaram encharcadas.

Cobertura de estacionamento desabou sobre carros em supermercado

Murilo Lima/ Rede Amazônica

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disse que entrou água em algumas salas do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Estado (Into-AC), que atende pacientes com Covid-19, e destelhamento no Hospital da Criança.

No bairro Bosque, a cobertura do estacionamento de um supermercado desabou em cima de um carro. A gerência do estabelecimento disse que ninguém ficou ferido e que foram apenas danos materiais.

Teto de estacionamento de supermercado desabe em cima de carros

Apagão

A Energisa Acre informou que o forte temporal causou diversos danos à rede elétrica, em diferentes pontos da cidade.

"Árvores caíram, objetos estranhos e até partes de telhados foram lançados pelo vento e atingiram postes, fiação e equipamentos, causando a interrupção no fornecimento de energia. Imediatamente acionamos nosso plano de contingência, reforçando as equipes de atendimento emergencial para reparar os danos causados pela tempestade e reestabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível. Reforçamos o alerta de não mexer na rede elétrica por conta própria e aguardar nosso atendimento", diz a nota da distribuidora.

Inmed divulgou aviso de risco pontecial de chuva no Acre

Reprodução/Inmet

Novo alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva intensa para o Acre neste sábado (25) e domingo (26). O aviso foi divulgado nessa sexta (24) e diz que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta diz também que deve chover entre 20 a 50 milímetros com ventos intensos de 40-60 km/h. A previsão da chuva é entre às 10h25 desse sábado (25) e meio-dia de domingo (26). As cidades que podem ser afetadas com o temporal devem ser Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia.

Temporal com granizo

A Defesa Civil municipal registrou 22 ocorrências durante o temporal que atingiu a capital acreana nessa terça (21). A tempestade com granizo e muita ventania, destelhou casas, derrubou árvores e fiação elétrica e causou estragos em vários pontos de Rio Branco.

Em Cruzeiro do Sul, o forte temporal também deixou estragos. O vento derrubou a cobertura de um dos hangar do aeroporto em cima de um avião de pequeno porte e de um helicóptero. O piloto do helicóptero estaria dentro da aeronave na hora do temporal, conseguiu sair logo da aeronave e ficou com alguns arranhões.

Colaborou Izaías Gomes, da Rede Amazônica Acre.

Vídeos: g1 em 1 minuto