Israel detecta mutação da variante delta do coronavírus

Israel detecta mutação da variante delta do coronavírus
Variante AY4.2 já foi detectada em alguns países europeus, como o Reino Unido, que vem registrando uma alta no número de casos de Covid-19. Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science

Reprodução/Visual Science

O Ministério da Saúde Israel confirmou um caso da mutação da variante delta do coronavírus, já detectada em alguns países europeus como o Reino Unido.

"A variante AY4.2, detectada em vários países da Europa, foi identificada em Israel", afirmou o ministério em um comunicado.

A pessoa infectada é um menino de 11 anos que viajou à Europa, e o caso foi identificado no aeroporto Ben Gurion, na capital Tel Aviv. A criança foi colocada em quarentena e, até o momento, não foi detectado nenhum caso de contato.

François Balloux, professor de Biologia Computacional no University College de Londres, afirmou à agência de notícias France Presse que a mutação é muito rara e não parece representar o mesmo risco que outras cepas, que se revelaram muito contagiosas.

AY4.2 no Reino Unido

O governo do Reino Unido afirmou na terça-feira (19) que "monitora muito de perto" a nova mutação, que está se propagando no país.

Um porta-voz do primeiro-ministro britânico disse a jornalistas que ainda não há evidências de que a AY4.2 seja mais mais contagiosa do que a delta.

O país vem enfrentando um aumento significativo no número de novas infecções, com casos diários entre os 35 mil e 45 mil, além de registrar a maior incidência de toda a Europa.

Covid-19 em Israel

Mesmo com a detecção da nova mutação, Israel continua com o plano de suspender as restrições ao turismo diante da queda do número de casos de Covid-19 no país.

Um plano anterior de reabertura das fronteiras não foi concretizado porque o número de infectados estava em alta exatamente por causa da variante delta.

Entre o fim de agosto e setembro, o país registrou quase 11 mil casos diários de Covid-19. Nesta quarta-feira (20), registrou menos de 1,5 mil.

Diante da alta de infectados na época, as autoridades iniciaram uma campanha para aplicar uma dose de reforço da vacina da Pfizer nas pessoas mais velhas e com comorbidades.