GOVERNO REALIZA OBRA E MANIFESTANTES OLHAM CACHOEIRA QUE POLUEM HÁ DÉCADAS

Há dezenas de anos jogando esgoto e lixo nas águas da cachoeira, moradores do local só agora se manifestam quando o governo realiza a urbanização e melhorias na região.

GOVERNO REALIZA OBRA E MANIFESTANTES OLHAM CACHOEIRA QUE POLUEM HÁ DÉCADAS

MANAUS - Manifestantes fizeram um ato em defesa do corredor de cachoeiras do Tarumã, na zona Oeste de Manaus, nesta segunda-feira (15).

Em meio ao aterramento e maquinários instalados por conta das obras de alargamento da Avenida do Turismo, eles denunciam os impactos ambientais causados pela construção do Anel Sul e reivindicam a criação de um Parque Ecológico na região.

Nonato Tavares, que mora há 40 anos na região, é um dos organizadores da ação. Ele afirma que o grupo entrou com um pedido no Ministério Público do Amazonas, para revisão dos impactos ambientais causados pelas obras.

"A gente está chamando a atenção da sociedade quanto à preservação das cachoeiras do Tarumã. Isso aqui faz parte da memória ancestral, é uma das últimas reservas naturais próximas da cidade de Manaus e o que está acontecendo é um disparate. As escavações não estão respeitando a cachoeira, as águas já estão poluídas há muito tempo e era preciso um cuidado maior", afirma.

"Não fizeram um estudo ambiental para essa obra acontecer aqui. Ela é ótima para cidade, tudo bem, mas tem que ter impacto ambiental?", questiona Tavares.

INVASÃO PARQUE DAS TRIBOS

Cacique geral do Parque das tribos, Lutana Kokama disse que as obras impactam diretamente o dia a dia de indígenas de 35 etnias diferentes que moram no bairro.

"A cachoeira aqui da região abastece os braços do Rio Tarumã e nosso povo é muito impactado. A poluição impede que os indígenas tomem banho no rio, pesquem, porque é de lá que eles tiram os alimentos. Isso traz problemas tanto de saúde, quanto de higiene, com o lixo que corre por lá", disse.

O Anel Viário Sul faz a ligação direta a zona Oeste e Norte da capital, possibilitando a ligação entre o Distrito Industrial e Aeroporto Eduardo Gomes. São 8,3 quilômetros de extensão em obras, com investimento inicial de R$ 150 milhões de reais.