Em São Luís, José Sarney recebe medalha do governo da Argentina

Em São Luís, José Sarney recebe medalha do governo da Argentina
A medalha foi entregue nesta terça-feira (23), em São Luís. Homenagem do governo argentino reconhece os esforços do ex-presidente José Sarney em ter aproximado os dois países na década de 80. Ex-presidente José Sarney foi homenageado pela Embaixada da Argentina

O ex-presidente da República, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (23), em São Luís, a medalha René Favaloro, em alusão ao Dia da Amizade Brasil-Argentina, concedida pelo presidente do país, Alberto Fernandéz.

A entrega aconteceu na residência do político, na capital maranhense, em alusão ao Dia da Amizade Brasil-Argentina. A medalha é um reconhecimento do governo argentino, pelos esforços do ex-presidente José Sarney, em ter aproximado os dois países na década de 80. Na época, a relação entre os dois países não era amistosa.

"O nosso sonho, era um sonho de integrar toda a América do Sul e quando começamos o projeto, esse projeto foi uma mudança fundamental na vida da América do Sul", disse José Sarney.

Ex-presidente do Brasil, José Sarney, recebe medalha do governo da Argentina

Reprodução/TV Mirante

A homenagem foi entregue ao ex-presidente maranhense pelo ministro Conselheiro Chefe da Chancelaria da Embaixada da Argentina, Pablo Antonio de Angelis, que destacou o papel conciliatório do ex-presidente.

José Sarney foi o primeiro presidente após o fim da Ditadura Militar e assinou, em 1985, a histórica Declaração de Iguaçu junto com o presidente da Argentina da época, Raúl Alfonsín. O documento foi fundamental para a aproximação entre os dois países e a posterior criação do Mercosul.

"Celebraremos o Dia da Amizade entre Brasil e Argentina. Que ele seja de todos os brasileiros e de todos os argentinos e juntos, vamos crescer, prosperar e mudar a história da América do Sul", disse.

Ex-presidente José Sarney recebe medalha em São Luís (MA)

Reprodução/TV Mirante

A medalha leva o nome do do médico argentino René Favaloro, criador da técnica do bypass, que recebeu a homenagem 21 anos após sua morte. A honraria será entregue pelo governo argentino à personalidades do Brasil e da Argentina.

Instituído em 30 de novembro de 2018, o Dia da Amizade Brasil-Argentina tem como objetivo dar visibilidade as relações entre os dois países.

A solenidade aconteceu ao redor de amigos e familiares. Dentre eles, a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), a esposa do ex-presidente, Marly Sarney, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Lourival Serejo, o deputado estadual, Roberto Costa (MDB), e o ex-senador do Maranhão, João Alberto.

Homenagem do governo argentino reconhece os esforços do ex-presidente José Sarney, em ter aproximado os dois países na década de 80.

Reprodução/TV Mirante