Cada município deve decidir se há condições para realizar festas de Ano Novo, diz Governo de Rondônia

Cada município deve decidir se há condições para realizar festas de Ano Novo, diz Governo de Rondônia
Festas podem acontecer dependendo do número de vacinação e taxas de ocupação de leitos de UTI. Prefeitura de Porto Velho mantém as festividades. Ouro Preto do Oeste cancelou eventos de fim de ano e carnaval. Queima de fogos

Reprodução/Prefeitura de Guarujá

Nesta terça-feira (30), o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, informou que cada município de Rondônia deve decidir se vai realizar, ou não, as festas de fim de ano. A decisão deve depender das taxas de ocupação de leitos de UTI e de vacinação contra a Covid em cada cidade.

"Não tem como fazer um decreto estadual para todo mundo. O ideal é que cada município, de acordo com a sua particularidade, com seu momento da pandemia e necessidade, faça o decreto com as suas regras", informou Máximo.

Conforme o secretário, a decisão foi entregue às prefeituras devido a diferença entre as situações atuais de cada município no enfrentamento ao coronavírus.

"Quando a gente observa que o Vale do Jamari está com baixa taxa de vacinação e alta taxa de ocupação de leitos de UTI, em Ariquemes, e a gente olha que os municípios do Cone Sul estão com altas taxas de vacinação e que estão vazias as UTIs de Vilhena, observamos que os municípios do estado têm particularidades diferentes um do outro", explicou.

Decisão das prefeituras

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Ouro Preto do Oeste (RO), Alex Testoni, anunciou o cancelamento das festividades de Ano Novo e do carnaval de 2022. A causa da suspensão das festas é o risco de uma nova onda de contaminação de Covid chegar ao Brasil.

Nesta terça-feira (30), o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, informou que as festas de Ano Novo na capital estão mantidas, mas não descarta o cancelamento se houver aumento de casos de Covid.

Vacinação

O secretário de Saúde do Estado também informou que em Rondônia, mais de 300 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. Conforme informações do governo, até segunda (29), 1.204.071 pessoas haviam tomado a primeira dose, e 904.189 se imunizaram com a segunda.

VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia