São Luís sedia 8° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

São Luís sedia 8° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial
Evento acontece no Complexo Fábrica Santa Amélia, no Centro, e terá como tema “Turismo, a riqueza do Brasil, no cenário pós-pandemia: O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento”. SÃO LUÍS (MA) - Rua Portugal, no Centro Histórico da capital maranhense nesta quinta-feira (26). O local costuma receber centenas de turistas.

Rafaelle Fróes/G1 MA

São Luís sediará, a partir desta quinta-feira (9) até sábado (11), o 8° Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento acontece no Complexo Fábrica Santa Amélia, no Centro, e terá como tema “Turismo, a riqueza do Brasil, no cenário pós-pandemia: O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento”.

A realização é da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial (OCBPM), com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A abertura está marcada para às 9h desta quinta-feira (9). A programação segue com a palestra on line sobre “O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento local: Centros de Interpretação do Patrimônio Mundial e Sinalização Turística de Sítios Históricos em Portugal, ministrada pelo diretor do Museu Nacional Soares dos Reis da cidade do Porto/ Portugal, António Ponte.

Entre os temas a serem abordados durante os três dias de evento, estão a forma como o patrimônio cultural e natural podem ser melhor aproveitados pelas cidades históricas para a melhoria da qualidade de vida e fortalecimento da economia local, com foco na economia criativa, no turismo e na cultura.

Estarão presentes, representantes de organismos nacionais e internacionais para a manutenção e preservação do Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros.

O Encontro tem por objetivo trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial e históricas brasileiras de forma sustentável, bem como promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia.