NOVO LARVICIDA TEM MAIS EFICÁCIA CONTRA LARVA DO MOSQUITO DA DENGUE

Novo produto está sendo aplicado nas casas que são visitadas pelos agentes de endemias, em Palmas.

NOVO LARVICIDA TEM MAIS EFICÁCIA CONTRA LARVA DO MOSQUITO DA DENGUE

PALMAS (Tocantins) - O município de Palmas iniciou o uso de um novo produto para o combate e controle de larvas do mosquito Aedes aegypti. O larvicida está sendo aplicado nas casas que são visitadas pelos agentes de endemias.

O larvicida possui rápida degradação no ambiente e não é persistente, tendo sua meia vida reduzida a menos de um dia em ambientes naturais.

Conforme a prefeitura, o produto inibe o crescimento do vetor e permite um controle maior de larvas, reduzindo ainda mais os riscos de intoxicação e contaminação.

"A principal diferença entre o larvicida que era utilizado anteriormente e esse é o princípio de ação. O que utilizávamos anteriormente agia no desenvolvimento das larvas, que não conseguiam passar para a próxima fase do desenvolvimento. Hoje, esse larvicida elimina a larva nesse processo imediato. Quando o larvicida entra em contato, ela já vai morrer. Ele tem um processo mais rápido de ação", explicou a bióloga da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, Amanda Alexandrino.

O gerente da UVCZ da Secretaria de Saúde, Auriman Cavalcante, reforçou que o produto não apresenta riscos à saúde humana, não é mutagênico e nem carcinogênico, ou seja, não apresenta risco de desenvolvimento de cânceres ou mesmo doenças neurológicas.

Ele explicou ainda que o novo larvicida vem em forma de pastilha com duas camadas de aplicação para depósitos de água. Uma camada efervescente superior para ação imediata e uma camada inferior de liberação lenta para ação residual de até 60 dias.

Geralmente ele é usado em recipientes maiores, caixas d'água, tambores e outros locais que a população utiliza para armazenar água para o uso diário.

Cavalcante orientou que a população atenda às solicitações dos agentes de endemias no momento da visita na residência. "Se tiver dúvida, aproveite a presença do agente para esclarecer. O controle domiciliar, através da remoção de locais onde possa acumular água, é de suma importância para a diminuição de possíveis criadouros do mosquito da dengue", lembra.

Novo larvicida é usado para o controle de larvas do mosquito Aedes em Palmas

Divulgação/Prefeitura de Palmas