Mais de 2 anos após sanção de lei, portadores de fibromialgia recebem carteirinha de atendimento prioritário

Mais de 2 anos após sanção de lei, portadores de fibromialgia recebem carteirinha de atendimento prioritário
Secretaria de Saúde de Rio Branco entregou 212 carteirinhas de identificação para portadores da doença nesta quinta-feira (23). Carteirinhas foram entregues nesta quinta-feira (23) em Rio Branco

Arquivo/Dircom

Mais de 200 pessoas receberam, nesta quinta-feira (23), o cartão de identificação dos fibromiálgicos de Rio Branco. A carteirinha permite que pessoas portadoras da doença tenha preferência em fila de estabelecimentos e vagas em estacionamentos da capital acreana.

A entrega do primeiro lote foi feita mais de dois anos da sanção da lei municipal nº 2.332 de setembro de 2019, que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia. Outros lotes de cartões devem ser entregues para a gestão municipal em 2022.

A fibromialgia é uma doença que não tem cura e que causa dores no corpo. Segundo estudos, a doença é conhecida como uma síndrome dolorosa crônica, sem uma causa definida. O paciente tem dificuldade em produzir hormônios e neurotransmissores relacionados ao alívio da dor.

Além da confecção das carteirinhas, a lei determina também instalação de um centro de referência. A entrega foi feita pela Secretaria de Saúde Municipal (Semsa).

"Pra nós é uma grande conquista receber as tão sonhadas carteiras das filas porque após dois anos que a lei foi sancionada a gente vinha nessa luta, tivemos várias reuniões, muita insistência, ligações e só agora, graças a Deus, esse sonho está sendo concretizado. Era um sonho, é um misto de emoções para nós fibromiálgicos porque só nós sabemos o que representa", destacou a líder voluntária e representante da Associação Nacional de Fibromiálgicos (Anfibro) no Acre, Lene Queiroz.

Leia também:

Na capital, pessoas com fibromialgia devem fazer cadastro para receber carteirinha de atendimento prioritário

Projeto de lei determina atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia no Acre

Carteirinhas para portadores de fibromialgia forem entregues em Rio Branco

Arquivo/Dircom

Conquista

Para Lene, a carteirinha representa, para quem sofre com dores diariamente, a redução da espera em uma fila de uma agência bancária, agilidade no atendimento, prioridades, por exemplo. Ela diz que é extremamente difícil uma pessoa fibromiálgico aguardar em pé em uma fila.

A voluntária está na lista de pessoas beneficiadas com o cartão de identificação. "Eu não aguento ficar 20 minutos em pé em uma fila. Antes de ter a lei, a carteira, sempre pedia para a pessoa da frente na fila guardasse meu lugar que eu iria sentar. Para nós que sentimos dores é muito importante, é um marco na nossa história", destacou.

A representante também afirmou que a doença terá mais visibilidade com a chegada da carteirinha de prioridade. "Já estamos tratando com os vereadores dos municípios adjacentes para levarem essa lei para o município deles. Vários municípios do estado têm fibromiálgicos e essa lei municipal vai beneficiar apenas as pessoas de Rio Branco", confirmou.

Reveja os telejornais do Acre