Guiana Francesa confirma 1º caso da ômicron e Amapá anuncia testagem em massa em Oiapoque

Guiana Francesa confirma 1º caso da ômicron e Amapá anuncia testagem em massa em Oiapoque
Busca ativa e barreiras sanitárias também serão realizadas na fronteira. Anúncio acontece uma semana após a liberação do tráfego de viajantes entre os dois países. Testagem em massa, busca ativa e barreiras sanitárias serão realizadas em Oiapoque

GEA/Divulgação

A Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa, território ultramarino do país na América do Sul e que faz fronteira com o Brasil pelo extremo norte do Amapá, confirmou o primeiro caso variante ômicron da Covid-19.

A Superintendência Estadual de Vigilância em Saúde (SVS) recebeu a informação na quinta-feira (23) e anunciou uma série de medidas, entre elas testagem em massa para evitar a chegada da nova variante no Amapá, que ainda não tem casos confirmados da ômicron.

As ações vão se concentrar no município de Oiapoque que faz limite com a cidade francesa de Saint-Georges. As duas são separadas apenas pelo rio e ligadas pela Ponte Binacional, inaugurada em 2016.

"O Estado também reforçará o município fronteiriço enviando insumos, como testes rápidos de antígeno, vacinas, equipes clínicas, vacinadores e agentes de saúde para realizarem barreiras sanitárias", detalhou o governo do Amapá em comunicado nesta sexta-feira (24).

O anúncio do primeiro caso de ômicron na Guiana Francesa acontece uma semana após o governo do país liberar a passagem de viajantes do país pelo ponte Binacional.

A medida autoriza o tráfego entre os dois países para cidadãos vacinados contra Covid-19. A confirmação da nova variante não alterou, até o momento, a reabertura da fronteira.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: