AM estima que meio milhão de pessoas sejam afetadas pela cheia do rios em 2022

AM estima que meio milhão de pessoas sejam afetadas pela cheia do rios em 2022
Governador disse que subida está acelerada, e todos os municípios podem ser atingidos no ano que vem. Parintins registra cheia recorde do Rio Amazonas em 2021.

Jean Beltrão/Rede Amazônica

O governador Wilson Lima disse nesta segunda-feira (27) que, se o ritmo de subida dos rios continuar acelerado, existe a possibilidade de que todos os municípios sejam afetados pela cheia de 2022.

Em coletiva de imprensa, Lima disse que, de nove calhas do estado, a única que não apresenta níveis elevados é do Rio Madeira, e que os efeitos da cheia do estado já devem começar aparecer no final de janeiro.

"Se continuar nesse ritmo de subida dos rios, a previsão é que no ano de 2022 todos os municípios sejam afetados pela cheia. 100% do estado será atingido", disse.

Nesta segunda, o governo reuniu diversos órgãos para debater o assunto. A expectativa é meio milhão de pessoas sejam afetadas, por isso a urgência em propor um plano.

"Estamos fazendo uma ordem de investimento de R$ 100 mil e isso inclui ajuda humanitária, montagem de estruturas flutuantes, como hospitais e delegacias, abastecimento de água potável, crédito através da Afeam, ações na área de do setor primário, dentre outras ações".

O governador também disse que chegou a visitar algumas calhas de rios e verificou o problema.

"Estamos registrando um movimento atípico nas calhas de rios, com exceção ao Rio Madeira. Estive recentemente nas calhas do Japurá e Purus e constatei, junto às prefeituras e técnicos, essa subida, e estamos mobilizando toda a nossa estrutura junto aos secretários, estamos nos reunindo para debater ações integradas de socorro a esses municípios e família que serão atingidas".

Lima atribuiu o problema das cheias ao fenômeno La Nina, o mesmo que, segundo ele, vem causando inundações na Bahia. Ele também alertou que por causa disso, Manaus deve ter uma nova cheia histórica.

"Aqui em Manaus, o Rio Negro já está subindo além da cota e se continuar assim, a previsão é de que aquela área do centro inunde antes do dia 15 de junho", finalizou.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas