MAIORES DE 50 ANOS SÃO OBRIGADOS A TOMAR VACINA CONTRA A COVID NA ITÁLIA

A obrigatoriedade deve começar a valer até o dia 15 de junho. Pessoas que comprovadamente não possam se vacinar estarão isentas.

MAIORES DE 50 ANOS SÃO OBRIGADOS A TOMAR VACINA CONTRA A COVID NA ITÁLIA

ITÁLIA - O conselho de ministros da Itália autorizou, de forma unânime nesta quarta-feira (5), um novo decreto-lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória no país para maiores de 50 anos.

Segundo a agência italiana de notícias Ansa, que antecipou um rascunho do decreto, a medida "protege a saúde pública e mantém condições seguras para serviços de cuidado e assistência".

A obrigatoriedade deve começar a valer até o dia 15 de junho, segundo o documento. Pessoas que comprovadamente não possam se vacinar estarão isentas desta obrigação.

O governo do primeiro-ministro Mario Draghi já havia tornado a vacinação obrigatória para professores e profissionais de saúde, desde outubro do ano passado.

A decisão ocorre no mesmo dia em que a Itália registrou um recorde de novos casos de Covid-19, com 189.109 casos, segundo o Ministério da Saúde italiano. Em 24 horas foram 231 mortes.

A Itália – um dos primeiros epicentros da pandemia – registrou 138.276 mortes por coronavírus desde fevereiro de 2020. Até esta quarta, foram 6,76 milhões de casos confirmados.

Na Europa, a Áustria anunciou planos de tornar a vacinação obrigatória a maiores de 14 anos a partir do próximo mês, enquanto na Grécia será obrigatória para maiores de 60 anos a partir de 16 de janeiro.