MÓDULO LUNAR CHINÊS CHANG E-5 DETECTA EXISTÊNCIA DE ÁGUA NO SATÉLITE DA TERRA

Segundo a emissora estatal da China, CGTN, a espaçonave pousou em um depósito "jovem" de basaltos provenientes dos mares lunares, localizado em latitude médio-alta, e extraiu 1.731 gramas de amostras. O espectrômetro mineralógico lunar (LMS) detectou 120 partes por milhão (ppm) de água na amostra.

MÓDULO LUNAR CHINÊS CHANG E-5 DETECTA EXISTÊNCIA DE ÁGUA NO SATÉLITE DA TERRA

O módulo lunar chinês Chang'E-5, presente na Lua desde o início de dezembro, detectou água na superfície do satélite pela primeira vez na história. Segundo a emissora estatal da China, CGTN, a espaçonave pousou em um depósito "jovem" de basaltos provenientes dos mares lunares, localizado em latitude médio-alta, e extraiu 1.731 gramas de amostras. O espectrômetro mineralógico lunar (LMS) detectou 120 partes por milhão (ppm) de água na amostra.

Esse teor de água é mensurado uma vez que a molécula de hidroxila é absorvida, a uma frequência de cerca de três micrômetros. O processo revelou, em outra rocha localizada próximo ao local, um teor de 180 ppm. Todos os resultados foram publicados na revista científica Science Advances, na sexta-feira (7).

Leia mais...