Biden ameaça impor sanções pessoais a Putin se a Rússia invadir a Ucrânia

Biden ameaça impor sanções pessoais a Putin se a Rússia invadir a Ucrânia
Em meio à escalada de tensão no leste europeu, governo russo respondeu e afirmou que qualquer medida contra Putin seria politicamente destrutiva, mas não dolorosa. Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se cumprimenam ao chegar para reunião na 'Villa la Grange', em Genebra, na Suíça. em 16 de junho de 2021

Patrick Semansky/AP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na terça-feira (25) que considera impor sanções pessoais ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, se a Rússia invadir a Ucrânia. Horas depois, o governo britânico disse que não descarta fazer o mesmo.

O governo russo respondeu nesta quarta-feira (26) e afirmou que qualquer medida contra Putin seria politicamente destrutiva, mas não dolorosa.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os políticos dos EUA que falam sobre possíveis sanções pessoais contra o presidente russo não têm conhecimento especializado suficiente sobre o assunto.

A rara ameaça pessoal ocorre com a escalada de tensão no leste europeu, com a Otan posicionando tropas, navios e caças na região, em resposta ao acúmulo de tropas russas e exercícios militares perto de sua fronteira com a Ucrânia.

A Rússia insiste que não planeja invadir a Ucrânia e diz que a crise na região está sendo impulsionada por ações da Otan e dos EUA, que não acreditam na versão russa e ameaçam severas sanções econômicas se isso ocorrer.