Gorila macho mais velho do mundo morre aos 61 anos nos EUA

Gorila macho mais velho do mundo morre aos 61 anos nos EUA
Zoológico de Atlanta diz que Ozzie começou a ter perda de apetite na quinta (20) e morreu na terça (26), de causas ainda não conhecidas. Ele deixa uma legião de filhos, netos e bisnetos. Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo, morre aos 61 anos nos EUA

Montagem g1/Instagram Zoo Atlanta

Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo, morreu na terça-feira (25) no zoológico de Atlanta, nos Estados Unidos, aos 61 anos. O anúncio foi feito pelo zoo em suas redes sociais.

"Nossos corações estão partidos com a passagem de uma lenda. Estamos devastados em compartilhar que Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo, morreu aos 61 anos", afirma a publicação.

"Ele foi encontrado morto por sua equipe de atendimento esta manhã. Ele era o gorila mais velho do Zoo Atlanta e o terceiro mais velho do mundo", destaca o texto.

O zoológico disse que a causa da morte ainda não foi esclarecida, mas Ozzie teve uma diminuição no apetite a partir de quinta-feira (20) "e as equipes de cuidados com animais e veterinária estavam fornecendo cuidados de apoio para incentivá-lo a comer e beber".

Ozzie morreu na semana seguinte a Choomba, que tinha 59 anos e era a segunda gorila mais velha do zoológico e a quarta gorila mais velha do mundo.

"Nossas equipes de cuidados com animais e veterinária vinham monitorando Choomba de perto nos últimos dias, após um declínio acentuado em sua condição física devido à artrite avançada e outras complicações relacionadas à idade", descreveu o Zoo Atlanta no comunicado da sua morte. "Dado seu prognóstico ruim e, com preocupação com seu conforto e qualidade de vida, as equipes tomaram a decisão extremamente difícil de sacrificá-la".

Choomba, 4ª gorila mais velha do mundo, morreu dias antes de Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo, no Zoo Atlanta

Montagem g1/Instagram Zoo Atlanta

A publicação sobre a morte de Ozzie destaca que ele era "uma lenda em seu próprio tempo" e "foi um símbolo do renascimento do zoológico na década de 1980".

"Aqui no zoológico, Ozzie deixa a filha Kuchi; filhos Kekla, Stadi e Charlie; neta Lulu; bisneta Andi e um bisneto muito próximo e querido de todos vocês: Floyd", enumera o Zoo Atlanta. "Ele também tem filhos, netos e bisnetos em outros zoológicos credenciados nos EUA e no Canadá".

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais