Banco central dos EUA diz que juros podem subir em breve

Banco central dos EUA diz que juros podem subir em breve
Nesta quarta-feira (26), o Federal Reserve manteve as taxas do país inalteradas na faixa entre 0% e 0,25%. Sede do Federal Reserve em Washington, nos Estados Unidos

Chris Wattie/Reuters

O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) sinalizou nesta quarta-feira (26) que deve aumentar as taxas de juros dos Estados Unidos em março e reafirmou os planos de encerrar suas compras de títulos no mesmo mês antes de lançar uma redução significativa em seus ativos.

Na reunião encerrada nesta quarta, o Fed manteve as taxas de juros do país inalteradas na faixa entre 0% e 0,25%.

As decisões combinadas completarão uma mudança da política monetária flexível que definiu a era da pandemia em direção a uma luta mais urgente contra a inflação.

"Com a inflação bem acima de 2% e um mercado de trabalho forte, o Comitê espera que em breve seja apropriado aumentar a meta para a taxa de fundos federais", disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do banco central em um comunicado de política monetária.

Juros mais altos nos Estados Unidos tendem a elevar a rentabilidade de se investir nos títulos soberanos dos EUA, considerados o ativo mais seguro do mundo, o que em tese pode aumentar o ingresso de recursos no país e, consequentemente, apoiar o dólar.