Tucanos se reúnem nesta terça em Brasília para discutir desembarque de candidatura Doria

Tucanos se reúnem nesta terça em Brasília para discutir desembarque de candidatura Doria
Grupo flerta com a possibilidade de apoiar Simone Tebet (MS), do MDB, à Presidência da República ou lançar o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, via PSD. O governador de São Paulo, João Doria, em foto de 2021

Rovena Rosa / Agência Brasil

Integrantes do PSDB contrários à candidatura do governador João Doria à Presidência da República vão se encontrar na noite desta terça-feira (8) em Brasília para, em conjunto, tomar uma decisão sobre qual rumo irão adotar na eleição - e hoje a tendência do grupo é desembarcar do projeto do correligionário tucano.

Tucanos históricos que apoiaram a candidatura do governador gaúcho Eduardo Leite nas prévias tucanas irão jantar na casa do ex-ministro Pimenta da Veiga (MG) para traçar uma estratégia comum de não-adesão a Doria. Leite participa do encontro, assim como o deputado Aécio Neves (MG), o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-senador José Aníbal (SP).

O grupo flerta agora com a possibilidade de apoiar Simone Tebet (MS), do MDB, à Presidência ou lançar Leite via PSD, partido de Gilberto Kassab.

"Pode até lá na frente haver uma dobradinha Leite-Tebet", disse um dos integrantes do grupo ao blog. Questionado isso se não configuraria uma traição a Doria, já que houve a disputa das prévias, com as regras propostas pelos apoiadores de Leite, o tucano afirmou:

"Ele caiu nas pesquisas. As pessoas que votaram nele nas prévias não votaram esperando que ele fosse cair."

No último Datafolha, Doria pontuou entre 3% e 4%.

Outra questão é como articular o desembarque da candidatura de Doria sem que seus articuladores pareçam maus perdedores - incluindo aí, especificamente, o governador gaúcho, que havia se comprometido com o apoio ao paulista em caso de derrota nas prévias.

"O Eduardo não pode sair como um menino mimado: 'Perdi então vou pegar a bola e ir embora do jogo'", avalia outro tucano que o apoiou e que também participará do encontro desta terça. Além de analisar o ingresso no PSD, Leite pondera também se disputará a reeleição no seu estado.

Alguns tucanos defendem que o desembarque da candidatura de Doria poderia ser feito convocando o diretório nacional do partido. Outros advogam pela confecção de federações com outras legendas, como MDB, que diluiriam a influência do paulista nas tratativas presidenciais.

Doria, por sua vez, tem entrado em contato com os críticos de sua candidatura no partido, tentando convencê-los de que crescerá nas pesquisas quando começarem as inserções do horário partidário na TV ainda neste semestre. Na segunda-feira (7), ele se reuniu em São Paulo com a senadora Eliziane Gama (MA), do Cidadania. O PSDB tem no radar criar uma federação com o antigo PPS, e aliados de Doria defendem o nome da senadora como vice na chapa do paulista.