SPOTIFY fecha escritório e PayPal deixa de aceitar novos usuários na Rússia após invasão

A Rússia determinou em julho de 2021 que plataformas com mais de 500 mil usuários diários no país abram escritórios locais.

SPOTIFY fecha escritório e PayPal deixa de aceitar novos usuários na Rússia após invasão

O serviço de streaming Spotify decidiu fechar seu escritório na Rússia por conta da invasão do país à Ucrânia, enquanto que a ferramenta de pagamentos PayPal suspendeu a entrada de novos usuários em sua plataforma. As informações são da agência de notícias Reuters.

O Spotify informou nesta quarta-feira (2) que seu escritório na Rússia ficará fechado por tempo indeterminado. Os sites "Variety" e "Pitchfork" afirmam que, apesar da decisão, o serviço ainda estará disponível no país.

A Rússia determinou em julho de 2021 que plataformas com mais de 500 mil usuários diários no país abram escritórios locais. O serviço de streaming foi um dos poucos que cumpriu a medida, com prazo até março, mas agora voltou atrás.

"Nossa primeira prioridade na última semana tem sido a segurança dos nossos funcionários para garantir que o Spotify continue a servir como uma fonte importante de notícias globais e regionais em um momento em que o acesso a informação é mais importante do que nunca", disse a empresa em comunicado, segundo a Reuters.

A plataforma também afirmou que revisou milhares de conteúdos relacionados ao conflito entre Rússia e Ucrânia, e restringiu o alcance de podcasts produzidos pela mídia estatal russa.

No início da semana, o serviço já havia removido todos os conteúdos dos veículos estatais RT e Sputnik em vários países do mundo, exceto na Rússia. Facebook, Google e Microsoft também removeram conteúdos dos dois veículos em suas plataformas.

PayPal suspende entrada de usuários

O PayPal afirmou nesta quarta-feira que deixou de aceitar novos usuários na Rússia. O serviço criado nos Estados Unidos já havia bloqueado alguns usuários e bancos russos por conta de sanções do governo americano e de outros países após a invasão à Ucrânia.

Em entrevista à Reuters, o vice-ministro do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, Alexander Bornyakov, havia pedido uma ação firme da plataforma de pagamentos. "Se o PayPal apoia valores democráticos, precisa sair da Rússia", disse.

Outras empresas do setor financeiro, como Visa, Mastercard e American Express, além dos meios de pagamento Apple Pay e Google Pay também bloquearam várias instituições financeiras russas devido às sanções.