Waymo oferece caronas em carros autônomos para funcionários nos EUA

Waymo oferece caronas em carros autônomos para funcionários nos EUA
'Vale transporte'? A companhia americana diz que as viagens sem motorista oferecidas aos colaboradores marcam o 'próximo passo' no desenvolvimento de seu sistema de mobilidade urbana. Waymo

Divulgação

A Waymo, da Alphabet, disse nesta quarta-feira (30) que iniciou a oferta de passeios em veículos autônomos sem motorista a funcionários da empresa na cidade de São Francisco.

A Waymo também introduziu passeios em carros autônomos para funcionários na cidade de Phoenix, com motoristas de segurança. A empresa mira abrir os testes para o público comum em breve.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Compartilhe essa notícia no Telegram

A Waymo não detalhou quando ou se planeja cobrar dos clientes. A companhia já pediu uma licença regulatória.

“Estamos particularmente animados com essa nova fase da nossa jornada", afirma o co-CEO da Waymo, Tekedra Mawakana. “Aprendemos muito com nossos passageiros de São Francisco nos últimos seis meses, sem mencionar as inúmeras lições de nossos pilotos nos anos desde o lançamento de nosso serviço totalmente autônomo no East Valley de Phoenix".

Waymo implementa sua solução de direção autônoma em carros usados nos testes

Divulgação

Histórico

Uma das pioneiras na tecnologia de direção autônoma, a Waymo iniciou o primeiro serviço de carona sem motorista nos Estados Unidos em 2020, mais de uma década depois de a empresa ter nascido, em 2009, como um projeto dentro do Google.

LEIA TAMBÉM:

Curte enviar mensagens de voz? O WhatsApp anunciou seis novidades para o recurso

Fone de ouvido com purificador de ar promete proteger usuários contra poluição; veja como funciona

Embora ofereça caronas pagas a centenas de pessoas por semana usando minivans da Chrysler, o serviço da Waymo não se expandiu além das áreas suburbanas de Phoenix, que cobrem cerca de 80 quilômetros quadrados.

Em agosto, a Waymo começou a oferecer passeios autônomos gratuitos para um número limitado de pessoas em São Francisco, com motoristas de segurança.

Sua rival Cruise, que tem a General Motors como acionista, pretende conseguir este ano aval para ofertar cobrar por serviços de carona em carros autônomos sem motorista.