Sepror finaliza primeiro módulo da capacitação em gestão das cadeias produtivas

Curso faz parte da agenda do programa "Agro Amazonas", criado pelo governo do estado

Sepror finaliza primeiro módulo da capacitação em gestão das cadeias produtivas


Amazonas - A Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (Sepror), concluiu, nesta sexta-feira (26/03), o primeiro módulo do curso de Capacitação Técnica em Gestão das Cadeias Produtivas Animal e Vegetal para o Desenvolvimento do Setor Primário no Estado do Amazonas, realizado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

O curso faz parte da agenda do programa "Agro Amazonas", criado pelo Governo do Estado com o objetivo de reforçar o desenvolvimento do setor primário e diversificar a matriz econômica local. Participam da programação servidores dos municípios de Manaus, Parintins, Manaquiri, Tefé, Manicoré, Lábrea, Itacoatiara e Humaitá.

Os participantes são divididos em duas turmas, uma da Cadeia Vegetal e outra da Cadeia Animal, contendo 35 servidores do Sistema Sepror, incluindo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), e da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), da capital e do interior.

"Estou muito satisfeita com as informações que estou recebendo. É um extenso curso modular que, com certeza, a médio e longo prazo, vai refletir positivamente, com nossa atuação junto aos produtores rurais, nosso público beneficiário", disse a engenheira agrônoma Mariza Lisley da Silva, gerente do Idam em Manicoré.

Coordenado pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror, o curso de capacitação terá, ao todo, 152 horas, divididas em sete módulos de aulas práticas e teóricas. O segundo módulo está previsto para iniciar em abril. O sétimo deve ser realizado em outubro, quando será feito um intercâmbio com a apresentação e a premiação de projetos desenvolvidos durante o curso.

"Em razão da pandemia esses primeiros módulos serão realizados no formato digital, mas em breve retornará ao formato presencial, promovendo a troca de experiência e integração", enfatizou o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães.

Cadeia vegetal – No período da manhã, os professores Everton Rabelo Cordeiro, Aparecida das Graças Claret de Souza e Inocêncio Junior de Oliveira, engenheiros agrônomos da Embrapa, abordaram os temas cupuaçu e mandioca.

Durante a tarde, as aulas foram ministradas por Nadiele Pacheco e Luíz Rocha Maciel, engenheiros florestais do Idam; e por Luiz Herval e Silvia Christinas Domingues de Abreu, engenheiros agrônomos do Idam; que falaram sobre castanha do Brasil, açaí e abacaxi.

Cadeia animal – Já o curso na área da Cadeia Animal foi ministrado por Paula Maria Pires do Nascimento Penido, médica veterinária da Sepror; e Fábio Jacobs Dias, zootecnista da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com os temas; bovino de leite e de corte, e bubalinos.

Na sequência das atividades as aulas foram sobre pirarucu, ministradas por Flávio Ruben Paes de Oliveira Junior, engenheiro de Pesca da Sepror; e de tambaqui, com o engenheiro de Pesca, José Oster Machado Neto, também da Sepror.

Parceria – Outra importante contribuição para essa capacitação são os agentes financeiros que concedem o crédito, como o Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa) e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O investimento nessas cadeias possibilita ainda mais desenvolvimento do setor, com a geração de emprego e renda, atendendo aos primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2020/2030.

Certificação – A certificação do curso ficará a cargo do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), que desenvolve ações relacionadas à oferta de educação profissional em todo estado, com foco na capacitação de pessoas para a ampliação das oportunidades de empregabilidade e de geração de renda, por meio do trabalho autônomo.

(FOTOS: Divulgação/Sepror - Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz (98121-5632).